• Matéria: História
  • Autor: joaopedrovictoria
  • Perguntado 7 anos atrás

(UFSC) "O sorriso enigmático de Mona Lisa faz por merecer a multidão de turistas e a enxurrada de flashes que a registram todos os dias no Museu do Louvre, em Paris. Criada por Leonardo da Vinci no início do século XVI, a Gioconda é resultado da utilização de técnicas apuradíssimas e proporções corporais exatas, sem falar no famoso meio sorriso e no olhar enviesado. Mais do que uma revolução artística, porém, o que aquela criação testemunha é um período de transformações culturais e sociais que varreriam a Europa e dariam luz ao homem moderno." ASSIS, A. F.

Respostas

respondido por: EduardoPLopes
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As afirmativas são:

Sobre a Europa, no período conhecido como modernidade, é correto afirmar que:

1)   no campo das artes visuais, a preocupação em observar o mundo natural contribuía para que se buscasse representá-lo de forma mais realista. Para isso, contava-se com as transformações de outros campos do conhecimento como a matemática e a biologia.

2)   a expansão da circulação de ideias com o advento da imprensa – graças à invenção dos tipos móveis de Gutenberg – tornou-se um poderoso fator de transformação social.

4)   para o movimento humanista, o homem era a mais perfeita das criaturas e, por sua capacidade racional, seria o criador, o aventureiro, o sonhador, o dominador da natureza, mas tudo isso deveria estar subordinado à fé.

8)   para a expansão dos seus negócios, a burguesia emergente necessitava que fossem desbancados alguns dos princípios religiosos que normatizavam a sociedade. Por isso, entre outras ações, ela incentivava e financiava muitos estudos de investigação científica.

16)   muitos dos valores e manifestações culturais do mundo medieval, sobretudo no início dos tempos modernos, continuaram presentes na sociedade, por isso a modernidade europeia não deve ser percebida como uma ruptura completa com o medievo.

32)   aos poucos, explicações sobrenaturais para as doenças, como espíritos malignos ou influência do demônio, eram substituídas por tratamentos racionais e científicos incentivados também pela Igreja.

64)   impulsionada pelas novas formas de explicação do mundo, a Igreja Católica redefiniu seus dogmas através de um grande movimento que ficou conhecido como Reforma.

São verdadeiras as afirmativas 1, 2, 8 e 16.

A arte moderna europeia tomava por base o cânone artístico clássico, de modo que buscava recriar em sua perfeição a realidade por meio da escultura e da pintura.

A imprensa ajudou bastante na circulação de ideias, rompendo com o imobilismo político e social.

Já os interesses burgueses no rompimento de alguns dogmas religiosos, como a usura, eram explicados pela necessidade do desenvolvimento do mercado de capitais, sendo estes mesmos valores reflexos do período medieval, não tendo sido prontamente abandonados.

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