Respostas
O tempo quente dos últimos dias tem exigido que as pessoas ingiram mais água não apenas para se hidratar, mas também para amenizar os efeitos do aumento da temperatura corporal. Essa necessidade aumenta para quem realiza atividades físicas ao ar livre. Frequentadores da praça esportiva mais tradicional da cidade, o Zerão, são exemplo quando o assunto é ingestão de água para acompanhar as caminhadas e corridas. Os bebedouros espalhados ao longo do trecho contribuem para que todos possam realizar uma pausa durante os exercícios físicos e não são incomuns cenas de pessoas carregando suas próprias garrafas de água.
A advogada Maria Graziele Bernardi, de 30 anos, é uma das frequentadoras do local que sempre andam munidas de sua garrafa. ''Eu sinto a necessidade de beber água, pois, além do corpo ficar muito quente, eu sinto a garganta ficar seca'', relatou. Ela bebe cerca de 500 ml durante uma caminhada e conta que, ao fazer isso, sente o seu corpo refrescar bastante, aliviando o aumento de temperatura provocado pela atividade física. ''Fora isso beber água melhora a pele, a unha, o cabelo e contribui para o bom funcionamento do organismo'', destaca.
A perda de água pelo suor é bastante intensa para quem realiza atividades mais pesadas. O professor Adriano Bueno percorre dez quilômetros por dia durante sua atividade física e salientou que a diferença de peso entre quando sai de casa e quando retorna da atividade física chega a um quilo.
''Sei que a maior parte disso é a água que perdi durante a atividade'', comenta. Ele faz ao menos duas paradas nos bebedouros do Zerão para se reidratar. ''Chego a beber entre dois a três litros de água por dia e durante os exercícios sempre faço intervalos para isso.''
As estudantes de medicina Mariana Franson Fernandes, de 22 anos, e Ana Carolina Faria Caetano de Paula, 21, revelam que também tomam esse cuidado, ingerindo água nos intervalos das atividades físicas. Mariana relata que sempre carrega uma garrafa de água durante as caminhadas. ''Eu bebo uns dois litros de água por dia, mas no tempo seco a garganta sofre bastante'', destaca. Ana Carolina, por sua vez, explicou que, além da água, procura usar roupas leves e ingerir alimentos leves, como frutas e saladas, para que o corpo não sinta tanto durante a atividade física.
O casal Shigueko e Takaya Sato, respectivamente com 75 e 80 anos, também não abre mão da ingestão de água durante os exercícios. Eles caminham diariamente por cerca de uma hora e 15 minutos e sempre realizam duas paradas nos bebedouros do Zerão.
''Ainda mais com esse clima, que está seco, dá uma secura na garganta e piora bastante para caminhar'', destaca Shigeko. Ela afirma que a situação é ainda pior para quem usa dentadura, que deixa a boca muito mais ressecada. ''Temos que tomar bastante água para compensar'', explicou
Bons estudos!!!
A água é o componente mais importante dos seres vivos, ela ajuda em diversas funções no organismo uma dessas funções é a da estabilidade da temperatura do corpo, a água não permite que sua temperatura varie tão rápido, isso se da pela grande quantidade de calor que a água obsorve sem que sua temperatura varie muito.