(Unicamp-SP) As cartas e as fotografias tomadas de avião ou de satélites [...] representam porções muito desiguais da superfície terrestre. Algumas cartas topográficas representam, mediante deformações calculadas e escolhidas, toda a superfície do globo, outras, a extensão de um continente, outras ainda, a de um Estado, de uma aglomeração urbana; algumas cartas representam espaços de bem menor envergadura; uma pequena cidade, uma aldeia. Há planos de bairros e mesmo de habitação. [grifo nosso] LACOSTE, Yves. Os objetos geográficos. In: Seleção de Textos, n. 18. São Paulo: AGB, 1988. p. 9. Adaptado. a) Quais os principais elementos cartográficos que ocasionam as “deformações calculadas e escolhidas” mencionadas pelo autor? b) Seguindo a sequência de raciocínio do autor na delimitação geográfica, que vai da superfície do globo à habitação, indique as escalas cartográficas mais apropriadas aos estudos geográficos nesses dois casos.
Respostas
a. Os principais elementos cartográficos que ocasionam as “deformações calculadas e escolhidas” mencionadas pelo autor são causadas pela projeção cartográfica e pela escala.
b. Com base na sequência de raciocínio do autor na delimitação geográfica do autor, as escalas cartográficas mais apropriadas aos estudos geográficos nesses dois casos são o uso de uma escala cartográfica pequena para grandes extensões como o globo.
Nesse caso poderíamos usar a escala de 1:100.000.000- por exemplo. Ela apresenta pouca quantidade de detalhes.
Já para as pequenas, devemos utilizar as escalas cartográficas grandes, a exemplo de 1:500. Ela apresenta grande quantidade de detalhes.
Abraços!
Resposta:
Plurall
Explicação:
a) As deformações são ocasionadas em virtude da projeção cartográfica e da escala.
b) Para grandes extensões (globo) adota-se uma escala cartográfica pequena (pouco detalhe) – 1:100 000 000, por exemplo; para pequenas extensões, uma escala cartográfica grande (muito detalhe) – 1:500, por exemplo.