Ao aquecermos cloreto de lítio em chama de gás, observamos a emissão de luz vermelha (do lítio), explique o fenômeno em termos de elétrons e camadas
Respostas
Ao aquecer o lítio os elétrons ganham energia suficiente para "saltarem" para um nível de energia superior (uma camada mais externa), o que pode ser chamado de "elétron excitado", porém como esse salto quântico do elétron não é muito instável, o elétron retorno para o seu estado natural (camada original), retornando para o seu nível de energia original. Quando isso ocorre, o elétron libera a energia recebida na forma de fótons (energia eletromagnética) na forma de luz a qual é especifica para cada átomo, visto que em diferentes átomos os elétrons ocupam diferentes níveis de energia. No caso do lítio a luz emitida é a vermelha.
Ao aquecer o lítio em chama de gás ocorre a formação da luz vermelha, isto é explicado devido ao estudo dos níveis energéticos a proposto por Bohr.
Como interpretar os estudos de Bohr?
Bohr em sua experimentação química, baseado nos níveis de energia dos elétrons, constatou:
- Um elétron fica em seu estado de energia constante;
- Ao ser excitado (como, por exemplo, uma chama) o elétron absorve esta energia indo para um nível mais energético;
- Cessado o estímulo da energia, o elétron retorna ao seu nível antes da energia, e ao retornar, ele libera uma onda eletromagnética (luz), como no exemplo de enunciado, do lítio será vermelha.
Veja mais sobre Bohr em: https://brainly.com.br/tarefa/42687993