• Matéria: Psicologia
  • Autor: mariadevanirlnoyuolc
  • Perguntado 7 anos atrás

Os primeiros dois anos de vida são intensos em desenvolvimento geral dos seres humanos, pois nascemos totalmente dependentes e ao final de dois anos, somos capazes de dominar a marcha e expressar verbalmente nossas principais necessidades. No nascimento apresentamos padrões de resposta a estímulos específicos que apontam para a preservação neurológica e também auxiliam no processo de adaptação ao mundo.


GALLO, Alex Eduardo. ALENCAR, Juliana da Silva Araújo. Psicologia do Desenvolvimento da Criança. Maringá-PR: UniCesumar, 2019.


Sabemos que esta resposta aos estímulos após o nascimento é denominada de reflexos inatos. Com base no exposto e em nossos estudos na disciplina, avalie as afirmativas abaixo no que se refere aos reflexos inatos:


I. Os reflexos inatos são uma ação resposta física e automática ao estímulo.

II. Os reflexos inatos iniciam após o nascimento e persistem até a adolescência.

III. Os reflexos que são observados no nascimento são: tônico cervical, o movimento de agarrar, movimento de moro, marcha automática, babinsky e rotação.

IV. Os reflexos inatos de babinsky e do movimento de agarrar são considerados como reflexos primitivos, tornando-se menos úteis, uma vez que são governados pelo mesencéfalo.



RESPOSTA: I, III e IV, PÁGINAS 51 E 52 DO LIVRO

Respostas

respondido por: Danas
21

As afirmativas corretas são: I, III e IV estão corretas.

Os reflexos são respostas nervosas predefinidas no sistema nervoso, geralmente medular, a estímulos perigosos ou estímulos que necessitam de resposta imediata ou ao menos rápida.

Na espécie humana é possível citar diversos exemplos de reflexos, como o reflexo palpebral, que é o reflexo de defesa contra a aproximação de objetos estranhos ao olho humano.

Também dá para citar o reflexo motor de retirada do braço, que é um reflexo em resposta a estímulos dolorosos ao braço.

respondido por: edilainecristinaoliv
9

Resposta:

1,2,3 estão corretas

Explicação:

I. As constâncias de tamanho, cor e forma estão presentes aproximadamente por volta dos 4 meses, permitindo que a criança já discrimine rostos e objetos, por exemplo.

II. A constância de profundidade é a habilidade perceptiva que demora mais tempo para se estabelecer, pois depende da capacidade de organização de dados binoculares.

III. A constância de objeto depende do estabelecimento de todas as competências perceptivas para que os estímulos sensoriais sejam integrados, de modo a conferir sentido aos estímulos registrados.

Perguntas similares