• Matéria: Biologia
  • Autor: moisesfreire
  • Perguntado 7 anos atrás

lamarckismo

•os dois fundamentos principais

•exlique por que não e aceito atualmente ​

Respostas

respondido por: barrosluca97
3

Segundo o naturalista Jean Baptist (Chevalier) de Lamarck ( entre o fim do século XVIII e início do XIX) a evolução das espécies se daria por 2 princípios (ou leis):

Lei do uso e desuso - o uso excessivo de um órgão - motivado por necessidade de adaptação ambiental - levaria a um maior desenvolvimento desse mesmo órgão, com o passar das gerações. Pelo contrário, a falta de uso de determinado órgão (que também por adaptação ambiental teria se tornado "inútil") provocaria sua atrofia até o desaparecimento. O alongamento do pescoço das girafas seria explicável explicado por esse princípio

Lei da transmissão de caracteres adquiridos - o desenvolvimento maior de um órgão pelo uso, ou sua atrofia pelo desuso, seriam transmitidos aos filhos e, assim, às gerações posteriores. Assim se dariam as mudanças na constituição física de uma espécie, o que caracterizaria a sua evolução biológica.

A partir da metade do século XIX, com a publicação dos trabalhos dos naturalistas Darwin e Wallace (e também pelas pesquisas de Gregor Mendel sobre hereditariedade), essa teoria de Lamarck foi perdendo defensores principalmente porque características adquiridas ao longo da vida não são transmitidas aos filhos (hereditariamente).

(Se isso fosse possível, pessoas que praticam musculação teriam filhos musculosos).

Espero ter ajudado.


moisesfreire: muitissimo grato pelo seu esforço e dedicação
barrosluca97: Precisando, é só chamar :)
Perguntas similares