preciso de uma conclusão sobre vírus
A palavra vírus tem sua origem no latim e significa toxina ou veneno. O vírus é um organismo biológico com grande capacidade de replicação, utilizando para isso a estrutura de uma célula sadia (hospedeira). É um agente capaz de causar doenças em animais e vegetais.
O vírus é formado por um capsídeo de proteínas que envolve o ácido nucléico, que pode ser RNA (ácido ribonucleico) ou DNA (ácido desoxirribonucleico). Em alguns tipos de vírus, esta estrutura é envolvida por uma capa lipídica com diversos tipos de proteínas
.
Um vírus sempre precisa de uma célula para poder replicar seu material genético, produzindo cópias da matriz. Portanto, ele possui uma grande capacidade de destruir uma célula, pois utiliza toda a estrutura da mesma para seu processo de reprodução. Podem infectar células eucarióticas (de animais, fungos, vegetais) e células procarióticas (de bactérias).
Respostas
Vírus são seres acelulares, e por isso, não possuem metabolismo próprio, sendo assim, todos os vírus são, obrigatoriamente, parasitas intracelulares.
Em quesito de estruturas, podemos dizer que, basicamente, são formados por um capsídeo (envoltório de origem proteica, que protege seu material genético, que pode ser tanto DNA ou RNA) e o seu material genético, que como já visto, eles podem ter DNA ou RNA, isso ocorre devido a uma enzima chamada de transcriptase reversa, onde todos os vírus que possuem RNA (chamados de retrovírus) tem essa enzima presente em sua estrutura.
Quanto a sua reprodução, temos que: eles podem parasitar organismos procarióticos (bactérias) e organismos eucarióticos (animais), e se dividem em dois ciclos: o ciclo lisogênico; em que o vírus adere seu material genético ao hospedeiro, e fica em um período de latência, voltando a se manifestar em situação de baixa resistência orgânica. Enquanto o vírus está no período de latência, ele apenas induz a célula a se dividir, é importante ressaltar que, todo ciclo lisogênico um dia vira ciclo lítico. Temos também o ciclo lítico, em que o vírus causa morte à célula hospedeira, processo no qual é denominado de lise (rompimento da membrana celular), que ocorre após a formação de novos vírus dentro da célula hospedeira.
E algumas das principais viroses são: rubéola, sarampo, poliomielite, raiva, hepatite (A, B e C), dengue, febre amarela, AIDS etc.