Respostas
O estopim da Primeira Guerra Mundial foi a morte do herdeiro do Império austríaco em Saravejo(que foi anexado ao império austro-húngaro contra as pretensões da Sérvia, pois a maior parte da população daquele território eram sérvios).
A morte dele fez com que o Império austro-húngaro declara-se guerra contra a sérvia, e por causa da politica de alianças aos poucos os países foram participando da guerra.
O Estopim para a Grande Guerra, foi o assassinato do herdeiro do trono Austro-Húngaro Francisco Ferdinando, em Sarajevo, capital da Bósnia-Herzegovina. O assassinato de Francisco Ferdinando e sua esposa foi feito por um estudante Bósnio nacionalista chamado Gavrilo Princip (que era descendente de Sérvios).
A Partir disso, o Império Austro-Húngaro, declarou guerra a Sérvia, com isso, a Rússia que era contra a ocupação Austro-Húngara na região, se aliou a Sérvia e declarou guerra contra o Império Austro-Húngaro, e por causa das tríplices e as rivalidades que vamos ver mais pra frente, a Alemanha declara guerra a Rússia e posteriormente a França, assim, dando início à Primeira Guerra Mundial.
Porém, antes disso, já haviam diversas rivalidades e interesses na Europa que foram consideradas principais causas para a Grande Guerra. Entre elas podemos citar:
-> Disputa pelo mercado industrial entre Grã-Bretanha e Alemanha. A Inglaterra dominava o mercado industrial, exportando produtos industrializados para todo canto do mundo. Já a Alemanha, conseguiu grande influencia no mercado industrial após a Unificação Alemã, onde a Alemanha passou por um grande desenvolvimento industrial, aumentando sua produção de armamentos e investindo nas em vários setores industriais, que aumentaram seu poder no mercado industrial.
-> Derrota da França na guerra Franco-Prussiana, onde a França perdeu as terras de Alsácia-Lorena, regiões ricas em minérios (principalmente o de ferro), isso acabou causando um sentimento de revanchismo francês pela Alemanha.
-> A Alemanha e a Itália eram imperialistas e precisavam de colônias para vender seus produtos industrializados e conseguir matérias-primas baratas. -- Uma observação, é que a Alemanha e a Itália tinham colônias, mas a maioria eram pequenas e não garantiam a elas muito poder político e econômico. -- Porém, precisariam disputar com os outros países imperialistas por colônias e terras, pois a maioria das terras já estava dominada por outros países.
-> A Rússia tinha algumas rivalidades com a Alemanha, principalmente pela pretensão alemã de criar uma estrada de ferro ligando Berlim a Bagdá. O problema disso, é que com isso, eles estariam criando uma estrada de ferro ligando Alemanha ao Oriente Médio, que era uma região rica em petróleo e com um mercado consumidor bom para a economia russa. Além disso, essa estrada de ferro passaria por várias regiões onde os russos queriam obter mais influência, e com isso, os russos não teriam o que queriam.
-> Também havia o Pan-Eslavismo russo (junção de todos os povos eslavos sob proteção da Rússia), que servia de justificativa para os desejos imperialistas da Rússia de dominar regiões da Europa Ocidental habitadas por outros povos eslavos (como sérvios, poloneses, ucranianos, entre outros).
Como vários países tinham interesses e rivalidades em comum, alguns deles se juntaram e formaram dois grupos opostos importantes nesse cenário, a Tríplice Aliança ou as Potências Centrais, formada em 1882 pela Alemanha, Itália e o Império Austro-Húngaro. Em resposta a formação da Tríplice Aliança, os representantes da Inglaterra, da Franca e da Rússia, formaram a Tríplice Entente em 1907.
OBSERVAÇÃO: Essa é uma das minhas matérias favoritas, e muitas partes do que está nesse texto ^^^ foram pegas na internet e mixadas com explicações do meu livro. Eu fiz isso quando estava estudando pra completar minhas informações para a prova, mas espero que tenha ajudado.