• Matéria: Filosofia
  • Autor: anaalicecouto1
  • Perguntado 7 anos atrás

A empresa Technobom S.A., está passando pela implantação da gestão estratégica de Recursos Humanos. Desta forma os gestores passaram a assumir com mais efetividade as atividades de gestão de pessoas, entre as quais a participação no processo seletivo, passando a eles a responsabilidade pela seleção de sua equipe, com o suporte de RH. Foi diagnosticado recentemente que os gestores estavam com dificuldades na condução da entrevista de seleção. Uma das constatações era de que a abordagem estava muito centrada nas explicações sobre o cargo e a empresa, deixando a desejar nos aspectos que envolvem o conhecimento sobre o candidato. Foi então solicitado ao Analista de RH que desenvolva um Roteiro focado nos aspectos do histórico profissional do candidato, que serão fundamentais para a decisão do gestor.

Respostas

respondido por: jessycbezerra
0

Resposta:

É comum o uso de entrevistas estruturadas, com um roteiro de perguntas previamente definido.

Explicação:

É comum o uso de entrevistas estruturadas, com um roteiro de perguntas previamente definido. No final do processo de seleção, o candidato deve ser entrevistado pelo gestor da área na qual trabalhará caso seja admitido. Essa entrevista possibilita identificar se o candidato se adaptará à cultura da área, além de permitir uma avaliação dos conhecimentos técnicos do cargo pretendido. Um roteiro de entrevista de emprego bem estruturado é fundamental para contratações de sucesso. Por meio de perguntas estratégicas, você tem condições de analisar características e habilidades pessoais, avaliar diferentes perfis profissionais e definir qual candidato é o mais adequado para assumir o cargo na empresa.  

Deve-se montar um roteiro de entrevista em que sejam incluídas perguntas que possibilitem a identificação de competências técnicas e comportamentais. Durante a entrevista é importante que o selecionador sempre peça ao candidato que exemplifique suas respostas utilizando exemplos de sua vida profissional, incluindo o contexto, a ação e o resultado obtido.  

No livro é citado que grande parte dos candidatos já vai para as entrevistas com respostas prontas para perguntas hipotéticas, fechadas, de múltipla escolha, indutivas etc. e quando encontra um profissional de seleção que se utiliza de “Perguntas Comportamentais com foco em Competências”, muda toda a dinâmica da entrevista e este profissional tem oportunidades muito maiores de conhecer mais profundamente o comportamento do candidato, fazendo “Perguntas abertas específicas, com verbos de ação no passado”, isto é, investigando comportamentos passados em situações específicas da função, perguntas comportamentais que o ajudarão a investigar a presença ou ausência de competências específicas. Essas informações interferem diretamente da decisão do gestor pois ele terá muito mais informações sobre o candidato para que possa fazer uma escolha adequada para o cargo.

Perguntas similares