• Matéria: Saúde
  • Autor: marciatdl
  • Perguntado 7 anos atrás

A escola é um espaço privilegiado para práticas de promoção de saúde e de prevenção de agravos à saúde e de doenças. A articulação entre escola e unidade de saúde é, portanto, uma importante demanda do Programa Saúde na Escola (PSE).

Considerando o Programa Saúde na Escola, podemos afirmar:

I. As práticas realizadas a partir da parceria Educação e Saúde devem considerar os diversos contextos com o objetivo de realizar construções compartilhadas de saberes sustentado pelas histórias individuais e coletivas.
II. O PSE não tem o objetivo de levar os profissionais da saúde para identificar doenças e medicar os alunos.
III. A educação para a saúde sexual, saúde reprodutiva e prevenção das ISTs/Aids e de hepatites virais, não pode ser trabalhada com os professores e equipe de saúde na escola, porque não faz parte das linhas de cuidado que são trabalhadas no PSE.
IV. As ações a serem realizadas no PSE devem estar inseridas no projeto político pedagógico da escola, levando em consideração a diversidade sociocultural das diferentes regiões do país e a autonomia dos educadores e das equipes pedagógicas.

É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, II e IV, apenas.

Alternativa 2:
I, II e III, apenas.

Alternativa 3:
II e IV, apenas.

Alternativa 4:
I e II, apenas.

Alternativa 5:
I e IV, apenas.

Respostas

respondido por: Danas
4

A alternativa 1) é a correta.

As ações de educação em saúde em escolas devem abordar o máximo de temas possíveis visando a prevenção de doenças, como as doenças sexuais. não é objetivo do PSE, nesses casos, identificar doenças e medicar os alunos.

A educação em saúde que é feita de forma tradicional se baseia na pratica de metodologias que permitam a transmissão dos conhecimentos importante para os indivíduos e a coletividade para que esses possam se orientam e se cuidarem adequadamente.

Perguntas similares