São tais as vantagens que as pessoas que seguem uma mesma profissão especializada obtêm de uma vizinhança próxima, que, desde que uma indústria escolha uma localidade para se fixar, aí permanece por longo espaço de tempo. Os segredos da profissão deixam de ser segredos, e, por assim dizer, ficam soltos no ar, de modo que as crianças absorvem inconscientemente grande número deles. Aprecia-se devidamente um trabalho bem-feito, discutem-se imediatamente os méritos de inventos e melhorias na maquinaria, nos métodos e na organização geral da empresa. Se um lança uma ideia nova, ela é imediatamente adotada por outros, que a combinam com sugestões próprias e, assim, essa ideia se torna uma fonte de outras ideias novas. Acabam por surgir, nas proximidades desse local, atividades subsidiárias que fornecem à indústria principal instrumentos e matérias-primas, organizam seu comércio e, por muitos meios, lhe proporcionam economia de material. Além disso, a utilização econômica de máquinas de alto preço pode muitas vezes ser realizada numa região em que exista uma grande produção conjunta da mesma espécie, ainda que nenhuma das fábricas tenha um capital individual muito grande, pois as indústrias subsidiárias, devotando-se cada uma a um pequeno ramo do processo da produção e trabalhando para muitas das grandes fábricas de suas vizinhas, podem empregar continuamente máquinas muito especializadas, conseguindo utilizá-las rendosamente, embora o seu custo original seja elevado e sua depreciação muito rápida. MARSHALL, Alfred. Princípios de economia: tratado introdutório. São Paulo: Abril cultural, v. I, 1982, p.320. Alfred Marshall (1842-1924) foi uma das figuras mais importantes para as escolas econômicas clássica e neoclássica. Homem culto e exímio matemático publicou em 1890 a obra Princípios de Economia e ( já nesse tempo!) abordou a temática “concentração de indústrias especializadas em certas localidades” mostrando que a aglomeração de indústrias poderia ajudar as empresas, particularmente as pequenas, a obter vantagens. Considerando essa perspectiva, avalie as afirmações a seguir. I. O sucesso de um aglomerado industrial inclui o que Marshall chama de “trabalho bem feito”, ou seja, o capital humano diferenciado, envolvendo a mão de obra especializada e o empreendedorismo. II. A proximidade geográfica é um elemento importante na geração de conhecimento, haja vista a possibilidade das relações entre as empresas e seus fornecedores, através das atividades subsidiárias oriundas dessa dinâmica. III. A “vizinhança próxima” sugerida pelo autor, trata-se da cooperação empresarial, concretizada nos APL’s, que facilita o desenvolvimento de estratégias coletivas de inovação e favorece o rápido acesso as novas tecnologias, por meio dos seus canais de informação
Respostas
respondido por:
7
I. Verdadeiro. O sucesso de um aglomerado industrial também depende de capital humano diferenciado, que seja especializado e haja no local iniciativas de empreendedorismo.
II. Verdadeiro. Seguindo a concepção de aglomeração industrial de Marshall, a proximidade geográfica torna-se um elemento importante na geração de conhecimento.
III. Verdadeiro. A "vizinhança próxima" que Marshall propõe pode ser encarada atualmente como os Arranjos Produtivos Locais (APLs).
I, II e III.
Abraços!
respondido por:
4
Resposta:
Alternativa 5: I, II e III.
Explicação:
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás