A Revolução Industrial que iniciou na Inglaterra promoveu um grande avanço para o processo de industrialização que se expandiu para todo o mundo porém causou também prejuízos O que é correto afirmar que esses prejuízos?
Respostas
Esses prejuízos causados foram basicamente a nível social. Com a Revolução Industrial, os trabalhadores eram utilizados meramente como parte de um processo de produção e não sabiam ao menos o que estavam produzindo ao final, visto que cada um era responsável por uma parte do trabalho, e não pelo todo. Isso provocava alienação no ambiente de trabalho. Além disso, depois da Revolução, os centros urbanos tiveram um aumento demográfico e as cidades ficaram mais sujas, com muitos mendigos e um número significativo de prostitutas e doenças já que não havia saneamento básico. A questão da exploração também foi grande. Crianças e adultos trabalhavam inúmeras horas por dia nas fábricas, muitas eram mortas em acidentes de trabalho, assim como mulheres e homens também, e as mulheres ganhando menos que os homens. Em outra parte da Revolução, as máquinas passaram a substituir a mão de obra humana, então, com isso, muitos trabalhadores perderam a sua utilidade e foram demitidos de seus postos.
As causas da revolução industrial foi a expansão do comércio internacional dos séculos XVI e XVII que trouxe um extraordinário aumento da riqueza permitindo a acumulação de capital capaz de financiar o progresso técnico e o alto custo da instalação nas indústrias. A Burguesia europeia, fortalecida com o desenvolvimento dos seus negócios, passou a investir na elaboração de projetos para aperfeiçoamento das técnicas de produção e na criação de máquinas para a indústria logo verificou-se que maior produtividade e maiores lucros para os empresários poderiam ser obtidos acrescentando-se o emprego de máquinas em larga escala
Espero ter ajudado