Existem pessoas com pelo menos cinco ideias diferente para empreender, entretanto, para analisar a viabilidade de qualquer negócio é importante realizar o plano de negócio, porém, com cinco ideias diferentes, o empreendedor terá que realizar cinco plano de negócios e isso irá levar muito tempo. Entretanto, para que o empreendedor não perca tanto tempo, existe uma outra ferramenta que é uma alternativa para empreendedores que possuem muitas ideias ao mesmo tempo.
Elaborado pelo professor, 2019.
Neste sentido, assinale a metodologia que poderá ser utilizadas.
Alternativas
Alternativa 1:
Metodologia Brainstorming.
Alternativa 2:
Metodologia Design Thinking.
Alternativa 3:
Metodologia Canvas.
Alternativa 4:
Metodologia Agéis.
Alternativa 5:
Metodologia ABC.
Respostas
A resposta correta é a alternativa I) Metodologia Brainstorming.
Bom, o Brainstorming é uma técnica que possui como objetivo um determinado grupo de pessoas que participam de uma reunião onde, lá, as ideias são bastante exploradas de forma que não irão excluir nenhuma, mas irão fazer uma espécie de peneira em algumas ideias para que cheguem ao ponto incomum.
A parte boa do Brainstorming é que ela pode abranger mais de uma ideia e assim pode ser posta em prática, desde que seja economicamente viável para a sociedade.
Bons estudos!
Como a questão diz que, com cinco ideias diferentes, o empreendedor terá que realizar cinco planos de negócios e isso irá levar muito tempo.
No meu entendimento é a alternativa: 3 > Metodologia Canvas
Na pag. 87 do livro diz que o Canvas foi criado a partir de uma tese, visando uma ferramenta que pudesse ser mais dinâmica ao momento do mercado, que pede mais agilidade na tomada de decisões; e que poderia ajudar a fazer testes e validar idéias; e que a construção ocorresse conforme os próprios objetivos; e que pudesse ser utilizada por inúmeros tipos de negócios.
Já a Metodologia Brainstorming se refere a chuva de idéias, as 5 idéias que ele teve e tem que por em pratica, projetando um plano p/ cada uma.
A primeira informação que deve ficar clara é que não é uma metodologia, e sim uma abordagem. Isso porque, quando pensamos em método, criamos a expectativa de ter às mãos uma fórmula matemática que se aplique indistintamente em qualquer situação. Não é o caso.