Os resíduos de serviços de saúde são parte importante do total de resíduos sólidos urbanos, não necessariamente pela quantidade gerada (cerca de 1% a 3% do total), mas pelo potencial de risco que representam à saúde pública e ao meio ambiente. Devido ao seu elevado potencial a saúde pública e ambiental, torna-se necessária a elaboração de um documento que aponta e descreve as ações relativas ao manejo dos resíduos sólidos, considerando suas inúmeras características e riscos, ações de proteção à saúde e ao meio ambiente e os princípios da biossegurança de empregar medidas técnicas administrativas e normativas para prevenir acidentes. Tal documento é denominado de Plano de Gerenciamento dos Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS).
PALUDO, M. P.; MATEUS, G. A. P. Biossegurança. Maringá: UniCesumar, 2019 (adaptado).
Considerando as informações apresentadas sobre o PGRSS e suas etapas de implementação, avalie as afirmações abaixo.
I. Ao implantar o PGRSS é necessário saber algumas características da cidade, do aterro sanitário, do tratamento de água e esgoto, das empresas especializadas em transporte de resíduos e de abrigo de lixo.
II. A aplicação de um método, técnica ou processo que modifique as características dos riscos inerentes aos resíduos, reduzindo ou eliminando o risco de contaminação, de acidentes ocupacionais ou de dano ao meio ambiente é denominada de tratamento.
III. A etapa de manejo consiste na separação dos resíduos no momento e local de sua geração, de acordo com as características físicas, químicas e biológicas.
IV. O transporte interno corresponde ao armazamento dos recipientes de resíduos até a realização da etapa de coleta externa, em ambiente exclusivo com acesso facilitado para os veículos coletores.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
I e II, apenas.
Alternativa 3:
I, III e IV, apenas.
Alternativa 4:
II, III e IV, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III, e IV.
Respostas
Alternativa 2: I e II, apenas.
Ao analisar as afirmativas, podemos concluir que:
I – Correta. A implantação do PGRSS necessita de informações a respeito de características da cidade, do aterro sanitário, do tratamento de água e esgoto, das empresas especializadas em transporte de resíduos e de abrigo de lixo.
II – Correta. O tratamento corresponde à aplicação de um método, técnica ou processo responsável pela modificação das características dos riscos inerentes aos resíduos, reduzindo ou eliminando o risco de contaminação.
III – Incorreta. A separação dos resíduos no momento e local de sua geração, conforme as características físicas, químicas e biológicas corresponde à etapa de segregação.
IV – Incorreta. O armazenamento dos recipientes de resíduos até a realização da etapa de coleta externa corresponde ao armazenamento externo.
Bons estudos!