Socialização é o termo utilizado para determinar um contexto de convivência e aprendizado, onde o indivíduo agrega ensinamentos como parte de sua personalidade, reproduzindo-a e perpetuando-a. Se pode distinguir este processo como primário e secundário, ou seja, os ensinamentos adquiridos na infância constroem a socialização primária, e todas as vivências que vem após isto se encaixam como do tipo secundária. FILLIPIN, Marcelo; SILVA, Patrícia Rodrigues da; KOYAMA, Renata Emy. Administração de Conflitos e Relacionamentos. Maringá – PR.: UniCesumar, 2018. Assim, com base nesta informação e no conceito de socialização organizacional, analise as asserções a seguir: I. A socialização organizacional é um exemplo clássico de socialização secundária. PORQUE II. Neste processo que a pessoa adquire os conhecimentos para o desempenho de suas funções na empresa e consequentemente desenvolve os comportamentos baseados nos valores da organização. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições falsas.
Alternativa 2:
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4:
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 5:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Respostas
Alternativa 4.
I. A socialização organizacional é um exemplo clássico de socialização secundária.
CORRETO. Na verdade, a socialização organizacional é um exemplo clássico de socialização secundária, uma vez que o colaborador está adentrando em um ambiente externo ao familiar. Neste caso, ele passa a entrar num ambiente profissional.
II. Neste processo que a pessoa adquire os conhecimentos para o desempenho de suas funções na empresa e consequentemente desenvolve os comportamentos baseados nos valores da organização.
CORRETO. Com a socialização, o novo colaborador passa a conhecer os outros colegas de trabalho e a verificar os comportamentos destes (que são de acordo com a Cultura Organizacional da empresa). Desta forma, o novo colaborador passa a se familiarizar com o novo ambiente.
Até a próxima!