A competência, no sentido mais macro da palavra, significa ser capaz de englobar um emaranhado de conhecimentos diversificados, desde os teóricos até os práticos, de forma a corresponder à realização de uma tarefa com êxito e qualidade. Nesse sentido, competência pode ser compreendida como a qualificação de uma pessoa que expressa grande autoridade em um determinado assunto. RESENDE, Rui. Iniciação esportiva. Maringá-PR: UniCesumar, 2018. Como apresentado por Resende (2018), o International Council for Coaching Excellence (ICCE, 2013) elenca seis competências que o treinador necessita para a sua atuação: (1) Conduzir práticas (2) Ler e responder ao campo de ação (3) Definir visão e estratégia (4) Moldar o ambiente (5) Aprender a refletir (6) Construir relações ( ) Cabe ao treinador a construção de relações positivas com todos os que estão envolvidos no processo. ( ) Na constatação da importância de desenvolver uma estratégia de reflexão, é fundamental um processo de melhoria contínua por parte do treinador. ( ) Como líder, o treinador deve responder de forma adequada a todas as ocorrências. Uma tomada de decisão eficaz é determinante para o desempenho desta função. ( ) De acordo com as necessidades e fases de desenvolvimento dos atletas, tendo em conta o contexto, o treinador cria uma estratégia adequada para compreender o contexto de prática. ( ) É importante que o treinador consiga adequar o grupo de atletas à sua estratégia de treino. Organizar um ambiente seguro de treino, criar planos de ação e definir critérios de sucesso são responsabilidades do treinador. ( ) As práticas, ou, neste caso, a condução dos treinos, é onde o treinador explana o seu conhecimento. Cabe a ele organizar as unidades de treino adequadas ao contexto onde se insere, fazer com que estas sejam desafiantes e motivadoras, utilizando todos os recursos à sua disposição. A sequência correta dessa classificação é: Alternativas Alternativa 1: (6), (5), (2), (3), (4), (1). Alternativa 2: (4), (6), (5), (1), (3), (2). Alternativa 3: (6), (5), (4), (3), (2), (1). Alternativa 4: (6), (4), (5), (2), (3), (1). Alternativa 5: (6), (5), (4), (3), (1), (2).
Respostas
Alternativa 1: (6), (5), (2), (3), (4), (1). Pag 79
A competência, significa ser capaz de englobar um emaranhado de conhecimentos diversificados, desde os teóricos até os práticos, de forma a corresponder à realização de uma tarefa com êxito e qualidade.
As seis competências que o treinador necessita para a sua atuação segundo Resende (2018) são:
(6) Construir relações: Cabe ao treinador a construção de relações positivas com todos os que estão envolvidos no processo.
(5) Aprender a refletir: Na constatação da importância de desenvolver uma estratégia de reflexão, é fundamental um processo de melhoria contínua por parte do treinador.
(2) Ler e responder ao campo de ação: Como líder, o treinador deve responder de forma adequada a todas as ocorrências. Uma tomada de decisão eficaz é determinante para o desempenho desta função.
(3) Definir visão e estratégia: De acordo com as necessidades e fases de desenvolvimento dos atletas, tendo em conta o contexto, o treinador cria uma estratégia adequada para compreender o contexto de prática.
(4) Moldar o ambiente: É importante que o treinador consiga adequar o grupo de atletas à sua estratégia de treino. Organizar um ambiente seguro de treino, criar planos de ação e definir critérios de sucesso são responsabilidades do treinador.
(1) Conduzir práticas: As práticas, dos treinos, é onde o treinador explana o seu conhecimento. Cabe a ele organizar as unidades de treino adequadas ao contexto onde se insere, fazer com que estas sejam desafiantes e motivadoras, utilizando todos os recursos à sua disposição
Alternativa Correta: 1) (6), (5), (2), (3), (4), (1).