O sistema nervoso central não é composto somente por neurônios. O que chamamos de células da neuroglia ou da glia são diversos tipos celulares que compõem o sistema nervoso central juntamente com os neurônios. Estão presentes na proporção de 10 para 1 células da glia para cada neurônio”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: NEIVA, Gentileza Santos Martins Neiva (org.). Histologia. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2014. p. 86.
Levando em consideração o fragmento de texto e os conteúdos do texto-base Texto 3: Histologia – cap. 4: Tecido Nervoso sobre as células da neuroglia denominadas oligodendrócitos, analise as afirmativas:
I. Têm aspecto morfológico muito semelhante aos astrócitos.
II. Na substância cinzenta, ficam bem próximos do corpo celular dos neurônios, estabelecendo uma interdependência entre os metabolismos.
III. Na substância branca, envolvem segmentos dos axônios, formando a bainha de mielina.
IV. Apresentam as organelas ribossomos e mitocôndrias em abundância em seu citoplasma.
São corretas apenas as afirmativas:
A
I e II
B
II e III
C
I, II e III
D
III e IV
E
II, III e IV
Respostas
I.Correto. Por meio da visualização microscópica, observa-se que os astrócitos e oligodendrócitos apresentam grandes semelhanças morfológicas, embora apresentem diferentes funções.
II.Correto. Os oligodendrócitos apresentam-se próximos aos corpos celulares dos neurônios na substância cinzenta.
III.Correto.A substância branca é formada pela bainha de mielina, produzida a partir dos oligodendrócitos.
IV.Incorreto. Apresentam pouca concentração de ribossomos e mitocôndrias, dada a sua função.
C
I, II e III
Resposta: E
Explicação:
Alternativa correta: letra E. “[...] Oligodendrócitos: Estão localizados na substância cinzenta e na substância branca do SNC. São menores do que os astrócitos [I, incorreta] e com poucos prolongamentos [...], o que está relacionado com a sua denominação (do grego oligos, poucos). [...] [IV, correta] Ao microscópio eletrônico, observam-se retículo endoplasmático rugoso, ribossomas e mitocôndrias em abundância e ainda a presença de Golgi e de microtúbulos, mas não há filamentos intermediários, nem lâmina basal [...]. Na substância cinzenta, os oligodendrócitos estão próximos aos corpos celulares dos neurônios. Há uma interdependência no metabolismo dessas células [II, correta]: quando um estímulo provoca alteração química no neurônio, modificações químicas também ocorrem no oligodendrócitos [...]. Na substância branca, os oligodendrócitos, por meio de seus prolongamentos, envolvem segmentos de vários axônios (até 60) [...]. A camada envoltória é a bainha de mielina [III, correta]” (texto-base Texto 3: Histologia – cap. 4: Tecido Nervoso, p. 93,94).