• Matéria: Pedagogia
  • Autor: patriciacardoso26
  • Perguntado 7 anos atrás

A prática pedagógica comprometida com o multiculturalismo trata de ir além da valorização da diversidade cultural em termos folclóricos ou exóticos, para questionar a própria construção das diferenças e, por conseguinte, dos estereótipos e preconceitos contra aqueles percebidos como “diferentes” no seio de sociedades desiguais e excludentes. No caso da educação e da formação de professores em sociedades multiculturais e desiguais como o Brasil, adotar o multiculturalismo crítico como horizonte norteador significa incorporar, nos discursos curriculares e nas práticas discursivas, desafios a noções totalizantes e generalistas. Tente identificar experiências pedagógicas imbuídas de uma perspectiva de desafio a preconceitos e desigualdades e que se voltem a questionamentos sobre a construção das diferenças. Desenvolva sua resposta em um texto de 10 a 15 linhas.

Respostas

respondido por: thaissacordeiro
0

O currículo precisa incluir todas as culturas, uma vez que a sociedade é formada por diferentes pessoas, que têm costumes e valores diferentes e que devem ser respeitados.

Para que o currículo seja multicultural é preciso pensar em um novo modelo de educação, aquela que não seja robótica, que não seja dominante, mas participativa.

Dessa forma, os professores devem ser capacitados para compreenderem que as diferenças culturais são importantes dentro da sala de aula.

Bons estudos!

Perguntas similares