Respostas
A separação dos componentes do petróleo envolvem diversos processos:
O processo de separação dos componentes do petróleo é chamado, de uma forma geral, de refino, e as substâncias que são separadas são chamadas de frações. As frações mais conhecidas do petróleo são:
Gasolina (combustível para carros e motos, por exemplo);
Querosene (combustível para aviões, por exemplo);
Nafta (utilizado como matéria-prima para a produção de plástico);
Óleo diesel (combustível para caminhões, por exemplo);
Óleo lubrificante (para lubrificar motores de carros);
Massa asfáltica (utilizada para pavimentação de ruas);
Betume (utilizado para realizar impermeabilização);
Parafina (utilizada na fabricação de velas, por exemplo);
Gás liquefeito de petróleo (utilizado como combustível no fogão).
b) Dessalinização do petróleo
Nesse processo, é adicionada ao petróleo uma quantidade de água para dissolver todo e qualquer sal que esteja presente. Como o petróleo é menos denso que a água, ficando por cima dela, logo em seguida é feita a separação dessa água com sais do petróleo por meio do método da decantação.
c) Destilação fracionada dos componentes do petróleo
O método mais básico para realizar a separação dos componentes do petróleo é a destilação fracionada. Ela é utilizada porque possui como princípio básico a diferença no ponto de ebulição dos líquidos presentes em uma mistura homogênea.
Durante a destilação fracionada, o petróleo é submetido a aquecimento e a diferentes pressões, o que faz com que seus componentes passem para o estado gasoso. Cada substância no estado gasoso apresenta uma densidade diferente (em virtude do ponto de ebulição diferente) e, à medida que os gases vão passando pelos obstáculos presentes na torre de destilação, eles ocupam áreas específicas dessa torre. Quando o gás entra em uma dessas áreas, começa a ser resfriado e volta para o estado líquido.