3: na terceira e na quarta estrofe são exploradas com mais intensidade as impressões sensoriais do eu-lírico Diante da natureza.
a) na descrição da aragem na terceira estrofe ao emprego da aliteração repetição de um mesmo fonema consonantal ou de fonemas consonantais de som aproximados que efeito de sentido o emprego da interação provoca nessa estrofe?
b) na quarta estrofe o eu lírico retrata a interação com vários elementos da natureza dos cinco sentidos quais o eu lírico utiliza diante desse cenário natural justifique sua resposta com elementos do texto?
Respostas
respondido por:
678
3. a) O emprego da aliteração sugere o som da aragem e reforça as impressões sensoriais do eu-lírico em relação a esse elemento da natureza.
> Perceba que a repetição do fonemas /r/ e /s/ lembram o som da aragem, brisa, vento suave e fresco. (branda, enruga, mar, terra, passa, morre, sussurrar, sons, d’aéreo, instrumento, quisera, agora, escutar, quisera, silêncio, olvidar)
b) Os sentidos utilizados pelo eu-lírico são: a visão ("A doce luz refletida"), a audição ("Nem meigos sons"), o olfato ("nem perfumes") e o tato ("Nem a brisa mal sentida").
Suas questões se referem ao texto "Consolação nas lágrimas", de Gonçalves Dias.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás