Nas últimas décadas, o Brasil tem experimentado o fenômeno no aumento da escolaridade média da população, com uma redução na proporção de analfabetos e indivíduos com escolaridade até o Fundamental I e aumento da proporção de brasileiros com Ensino Superior e, sobretudo Ensino Médio. Com o envelhecimento da população, por conta da diminuição da natalidade e o aumento da expectativa de vida, a parcela da população que está estudando também vem reduzindo ao longo dos anos, sobretudo na educação básica. No entanto, de acordo com o INAF, apesar do percentual da população alfabetizada funcionalmente ter passado de 61% em 2001 para 73% em 2011, apenas um em cada 4 brasileiros domina plenamente as habilidades de leitura, escrita e matemática. Ou seja, o aumento da escolaridade média da população brasileira teve um caráter mais quantitativo (mais pessoas alfabetizadas) que qualitativo (do ponto de vista do incremento na compreensão leitora).
Respostas
I. Verdadeiro. A pesquisa Retratos da Leitura apontou um considerável aumento na escolaridade da população brasileira, mas a expansão da educação no país é apenas um passo, pois ainda há muito a ser feito; nossa educação precisa melhorar muito mais.
II. Falso. Os próprios dados trazidos pela pesquisa invalidam a afirmação; sendo que eles não correspondem à realidade.
Alternativa 3: I é verdadeira e a II é falsa.
Complementando:
I. Embora o levantamento realizado pela pesquisa Retratos da Leitura tenha identificado um considerável aumento na escolaridade da população brasileira, ainda é preciso melhorar, e muito, essa formação.
PORQUE
II. Apenas ¼ da população brasileira tem, de fato, domínio das habilidade de leitura e escrita, bem como de matemática, assim, o aumento dos índices se deu de modo qualitativo e não quantitativo, revelando fragilidades no alcance das políticas educacionais.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3: CORRETA.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5:
As asserções I e II são proposições falsas.