Respostas
Nomenclatura binomial ou nomenclatura binária designa o conjunto de normas que regulam a atribuição de nomes científicos às espécies de seres vivos. Chama-se binominal porque o nome de cada espécie é formado por duas palavras: o nome do gênero e o epíteto específico, normalmente um adjetivo que qualifica género.
A nomenclatura binominal foi criada por Carl Von Linné, mais conhecido como Lineu. Este, ao formular suas novas regras, revolucionou a taxonomia e ajudou muito à pesquisa.
No sistema binominal de Lineu, o nome científico do organismos deve ser um binômio, ou seja, composto por dois nomes. O primeiro nome deve vir em letra maiúscula e designa o gênero (Ex: gênero Homo); o segundo nome deve vir em letra minúscula e designa a espécie (Ex: sapiens). A junção dos dois forma um binômio, que será o nome da espécie (Ex: Homo sapiens).
Além disto, Lineu determinou a latinização dos nomes, ou seja, todos os binômios deveriam vir em latim, que por ser uma língua considerada "morta" foi adotada pela ciência para facilitar a comunicação e padronizar a nomenclatura. Ademais, os nomes deveriam sempre vir grifados em itálico ou sublinhados quando postos em textos ou publicações de cunho científico.