Estudo de caso A revista Vista Skateboard relata um problema vivido atualmente, cuja situação gira em torno de continuar distribuindo a revista gratuitamente, sobrevivendo da venda de anúncios, ou passar a cobrar um valor por unidade comercializada para aumentar as receitas. A Vista Skateboard Art é uma revista dirigida ao público jovem. Sua linha editorial está fundamentada na ideia de mostrar o skate e a arte como culturas já estabelecidas. Além de matérias sobre esse esporte cada vez mais radical, as edições da revista trabalham em sua linha editorial, assuntos como: viajar, vestir, assistir a filmes, vídeos e ouvir música, características presentes em todas as camadas e grupos sociais. Por isso sua abrangência é ampla. Diferencialmente de suas concorrentes, a distribuição da revista é gratuita. A Vista Skateboard é distribuída em lojas de surfe, de skate, galerias de arte, “blitz” realizadas em eventos nacionais, bem como para um mailing de formadores de opinião em edições trimestrais e distribuição nacional. Devido aos altos custos mensais de manutenção do negócio, os diretores da revista estão indecisos em continuar com a distribuição gratuita ou passar a cobrar um valor por exemplar. O foco principal da revista é mostrar o universo do Skate. Atuando nos principais Estados brasileiros, os sócios da revista conseguem divulgar sua marca nas principais praças comerciais. Porém as dificuldades financeiras e a sobrevivência da revista no mercado estão impedindo a continuidade da mesma no mercado. Trabalhando com uma visão diferenciada, os sócios acreditavam que a vantagem competitiva da revista estava justamente em não cobrar um valor unitário em banca, mantendo uma distribuição integral da tiragem, beneficiando o público e os assinantes. A fonte do faturamento de uma revista, normalmente, procede da venda de exemplares e de anúncios, porém a Vista sempre teve uma proposta diferente. O faturamento estava exclusivamente ligado aos anúncios. De acordo com as informações dos diretores, em torno de 80% das tiragens de uma revista de skate são devolvidas pelas bancas, isto significa que os anunciantes estão tendo apenas 20% das visualizações contratadas vistas por seu público alvo. Este era o motivo principal da revista estar sendo distribuída gratuitamente. Pois bem, caro estudante. Desenvolva um texto respondendo as três questões abaixo, de forma fundamentada e concisa. Lembre-se de citar conceitos e ferramentas cabíveis a condição proposta. 1º) Se você fosse um dos diretores da empresa, que decisão você tomaria? Justifique. 2º) Comente outras sugestões de melhorar o faturamento e consequentemente o resultado da revista? 3º) Existem outras possibilidades de geração de receita para continuar com a distribuição gratuita? Se sim, exemplifique.
Respostas
1. Sobre a revista Vista Skateboard Art, o problema encontra-se no fato de que a 80% das tiragens de uma revista de skate são devolvidas pelas bancas, ou seja, 80% dos custos de produção são perdidos.
Então percebe-se que o problema dessa revista não está em seu faturamento em si, e sim nos custos envolvidos no processo produtivo. A decisão mais acertada é buscar uma redução no custo unitário de produção e melhorar a distribuição geográfica da revista para que as devoluções não ocorram.
2. Para aumentar o faturamento a revista poderia engajar seu dinamismo para encontrar mais anunciantes, o que pode se dar nos setores de cinema, viagens, hotelaria, marcas compatíveis com seu segmento, etc.
3. Outra possibilidade de geração de receita para continuar com a distribuição gratuita seria promover uma edição digital da receita em um site ou aplicativo para celular, o que aumentaria o leque para receber patrocínios, sem, no entanto, cometer canibalismo de marca em relação à revista física.
Abraços!