Segundo a entrevista de Kátia Borgéa, ao tecer considerações sobre a trajetória do IPHAN ao longo dos seus 80 anos de existência, é correto afirmar:
Respostas
Eis o restante da questão:
a.
Desde o início de sua trajetória de atuação, o IPHAN se preocupou em tombar bem materiais e imateriais representativos da pluralidade cultural brasileira.
b.
A partir dos anos 1980, houve um predomínio dos tombamentos de conjuntos urbanos e centros históricos representativos do passado colonial brasileiro.
c.
Na fase heroica, houve um predomínio do tombamento de conjuntos urbanos, igrejas, palacetes e centros históricos representativos do passado colonial brasileiro.
d.
Preservar o patrimônio material e imaterial foram estratégias de criação de uma identidade nacional para o Brasil desde os primeiros anos de atuação do IPHAN.
e.
Ainda hoje, os tombamentos realizados pelo IPHAN restringem-se ao patrimônio material que representa a história da elite política e econômica do país.
A é falsa, no começo de sua história havia o predomínio da cultura europeia.
B é falsa, neste período houve o predomínio do tombamento dos elementos naturais.
C é verdadeira, representando a construção do país que viria a ser, eventualmente, o Brasil.
D é falsa, no começo o IPHAN apenas reconstruía uma história colonial.
E é falsa, até hoje ainda há o tombamento de importantes patrimônios materiais.
CORRETA: Na fase heroica, houve um predomínio do tombamento de conjuntos urbanos, igrejas, palacetes e centros históricos representativos do passado colonial brasileiro.