• Matéria: Português
  • Autor: felipefragap6l0ym
  • Perguntado 7 anos atrás

(UEPB) Sobre as obras de Lima Barreto NÃO é correto afirmar:

Respostas

respondido por: brendaisis
13

Encontrei a alternativa completa pra você, segue abaixo:

a) Suas obras se passam preferencialmente fora da capital do país, o Rio de Janeiro, diferentemente do que acontecia com a literatura do século XIX.

b) Lima Barreto tratava os tipos humanos e suas relações de modo determinista, afirmando uma visão multiétnica e multicultural do país.

c) O ambiente da obra de Lima Barreto é móvel e procura contestar a ideia de um país que se tornava um turbilhão político-cultural.

d) Suas narrativas tratam da nascente cultura de massa, aliada à imigração, e lamentam a abolição.

e) Lima Barreto foi sem dúvida um dos grandes cronistas de seu tempo e, em sua obra, ele não põe em cena muitas das personagens históricas da época.

Diante disso, podemos compreender que a alternativa incorreta pode ser evidenciada como a letra e, em que podemos afirmar que está incorreto o momento em que a mesma afirma que não era evidenciado os personagens históricos.

Isso porque Lima Barreto pode ser compreendido como um artista que tratava de forma ampla da história vivida por grande além de importantes personagens históricos. Logo, letra e.

respondido por: yasmin996
18

Resposta:

As alternativas são:

Sobre a obra de Lima Barreto NÃO é correto afirmar:

a) Sua obra reflete a influência tardia do naturalismo na literatura brasileira, presa a uma abordagem dos personagens condicionada pelo meio, pela raça e pelo momento. Por isso, os pobres em sua obra são necessariamente derrotados, carentes de uma utopia de resistência, submetendo-se com facilidade às imposições dos grandes.

b) Como poucos em nossa literatura, recusou-se a separar vida e obra, revelando em suas melhores narrativas muito de seu “Diário íntimo”.

c) Sobre a obra de Lima Barreto, afirmou o crítico Antonio Arnoni Prado: “funde a alusão ficcional. o registro histórico e a notação biográfica”.

d) Sua obra se insere na tradição social da ficção brasileira e dá um passo decisivo na sua consolidação, assumindo muitas vezes um tom satírico e de denúncia.

e) Seus personagens principais são geralmente pequenos funcionários públicos, donas de casa, desempregados, biscateiros, negociando sua cidadania precária em uma sociedade autoritária e excludente, o Brasil da Primeira República.

Explicação:

Alternativa A

Perguntas similares