Respostas
DESPERTAR DO CIÚME
O primeiro acesso de ciúmes do narrador acontece ainda durante o namoro; quando José Dias o visita, menciona a alegria de Capitu, acrescentando: “Aquilo enquanto não pegar algum peralta da vizinhança que case com ela…”.
As palavras do amigo, novamente parecem despertar uma espécie de epifania no protagonista, desta vez levando-o a pensar que a amada casaria com outro na sua ausência.
As desconfianças começam nesse capítulo (LXII), intitulado "Uma ponta de Iago". Machado de Assis faz uma referência direta a Otelo, tragédia de Shakespeare sobre ciúme e adultério. Na peça, Iago é o vilão que leva o protagonista a acreditar que a sua esposa o traia.
MARIDO APAIXONADO E POSSESSIVO
Daí em diante, como se tivessem despertado com o comentário do "agregado", os ciúmes de Santiago se tornam cada vez mais evidentes.
Incomodado com a liberdade da mulher na sua vida de casada ("era como um pássaro que saísse da gaiola”), se convence que todos os homens desejam a esposa num baile onde foi com os braços nus. Enciumado, convence Capitu a não ir ao baile seguinte e começar a cobrir os braços.
Revelando, através do seu relato, uma obsessão pela mulher (“Capitu era tudo e mais que tudo”), confessa que as suas desconfianças se tornam irracionais: “Cheguei a ter ciúmes de tudo e todos”.