Respostas
As anêmonas-do-mar são animais marinhos pertencentes ao Filo Cnidaria e encontrados em regiões de entremarés, recifes, costões rochosos, ilhas oceânicas e, dependendo da espécie, até mesmo em manguezais. Pertencem à classe Anthozoa e possuem corpo colunar com uma boca na extremidade superior envolta por tentáculos.
Estima-se que existam cerca de 1200 espécies conhecidas. No Brasil, esse número decai para 41 espécies diferentes. A grande maioria das anêmonas apresenta em torno de 10 centímetros de altura, mas algumas podem atingir até um metro.
Esses animais são solitários, mas algumas vezes encontramos agrupamentos de indivíduos como consequência da reprodução assexuada. Apresentam forma polipoide com uma porção fixa e o topo livre, onde se localiza a boca rodeada por tentáculos. Vale destacar que algumas espécies movem-se lentamente em busca de um local melhor para a sua sobrevivência.
Como a maioria das anêmonas-do-mar passa grande parte da vida presa ao substrato, alterações no ambiente causam sérios problemas a esses animais. A ação das ondas, mudanças das marés, assoreamento, entre outros fatores, são determinantes para garantir a sobrevivência ou não de determinada espécie.
As anêmonas-do-mar possuem tentáculos com substâncias urticantes
As anêmonas-do-mar possuem tentáculos com substâncias urticantes
As anêmonas-do-mar representam um importante elemento da cadeia alimentar marinha, sendo fundamentais, portanto, para a manutenção desse ambiente. Além de servirem de alimento, esses animais capturam presas, mesmo sendo fixos, com a ajuda de seus tentáculos, que, por sua vez, contêm uma célula que elimina uma substância irritante a qual paralisa a presa. Entre os animais que fazem parte da dieta, podemos destacar algumas espécies de peixes.
As anêmonas-do-mar podem reproduzir-se de maneira sexuada ou assexuada. Nessa última forma, pode ocorrer a formação de um novo indivíduo por meio de processos de brotamento ou fissão (ruptura), por exemplo. A reprodução assexuada é comum principalmente em locais que necessitam de um ágil repovoamento.
Curiosidade: O peixe-palhaço consegue viver em harmonia com as anêmonas. Apesar de os tentáculos das anêmonas possuírem substâncias urticantes, o peixe-palhaço não sofre nem um dano ao encostar nessa estrutura. Sendo assim, a anêmona serve de abrigo para esse pequeno vertebrado.
Por Ma. Vanessa dos Santos
Versão completa
VOCÊ PODE SE INTERESSAR TAMBÉM
CIÊNCIAS
Recifes de coral
CIÊNCIAS
Cnidários
ÚLTIMOS ARTIGOS
TUBARÃO
O tubarão é um animal do grupo dos peixes cartilaginosos conhecido, principalmente, por sua característica agressiva, entretanto, nem todas as espécies são assim.
JIBOIA
A jiboia é uma serpente robusta, encontrada em diferentes tipos de vegetação, que faz parte da família das serpentes que matam suas presas por constrição.
RIO SÃO FRANCISCO
Conhecido carinhosamente como “Velho Chico”, o Rio São Francisco é o maior rio totalmente brasileiro e de extrema importância para a Região Nordeste do país.
EXPORTAÇÃO E IMPORTAÇÃO
Exportação e importação correspondem a importantes atividades de compra e venda do comércio exterior e afetam diretamente a economia dos países envolvidos.
ESCALAS TERMOMÉTRICAS
As escalas termométricas mais comuns são as escalas Celsius, Fahrenheit e Kelvin. A conversão entre elas é possível por meio de fórmulas específicas.
PIRÂMIDES ETÁRIAS
Pirâmides etárias são gráficos que apresentam a estrutura da população de um local. As pirâmides etárias são divididas por sexo e idade, permitindo a análise da dinâmica populacional.
LEI ÁUREA
A Lei Áurea, assinada pela princesa Isabel em 13 de maio de 1888, foi a responsável por abolir a escravidão do país, resultando na libertação de 700 mil escravos.