• Matéria: História
  • Autor: jujuburnier
  • Perguntado 7 anos atrás

Quem era os sumérios? Oque eles faziam? Como era a língua e a escrita deles? Qual a história deles?​

Respostas

respondido por: brendez
2

eram 1povo da mesopotâmia, sua escrita era cuneiforme se não me engano, viviam em guerra com os acadianos, faziam grandes esculturas

mesmo com pouco, espero ter ajudado

respondido por: flaviaguedes82
2

Quem era os Sumérios?

Os Sumérios foram o primeiro povo a habitar a região da Mesopotâmia, o atual Iraque, compreendida entre os rios Tigre e Eufrates.

O Que eles faziam?

Os sumérios, que foram a primeira civilização a estabelecer-se na Baixa MesopotÂmia.Nessa região os sumérios construíram uma cultura admirável e suas descobertas serviram como base para diversos povos da Antigüidade.

Como era a Língua e a escrita deles?

A língua suméria, (EME.ĜIR15) da antiga Suméria (ou Shumer) extinguiu-se e ficou esquecida até ao século XIX. É uma língua isolada, embora existam muitas teorias de credibilidade duvidosa que a ligam ao húngaro, ao basco, ao etrusco ou a muitas outras línguas. Este facto distingue-a de outras línguas da área, tais como o hebraico, o acadiano, que compreende o babilónio e o assírio, e o aramaico, que são línguas semíticas.

O sumério foi uma das primeiras línguas escritas conhecidas. O seu sistema de escrita, chamado cuneiforme (que significa "em forma de cunha"), foi mais tarde também usado para as línguas acadiana e também adaptado a línguas indo-europeias como o hitita (que também era escrito com um sistema hieroglífico, tal como faziam os egípcios) e o persa antigo, muito embora esta última língua se limitasse a usar os mesmos instrumentos de escrita e as formas das letras não tivessem relação com as do cuneiforme.

A escrita era do tipo semanto-fonética com símbolos fonéticos para sílabas e também logogramas que representavam palavras inteiras. A direção da escrita era variável. Textos mais antigos se apresentavam em colunas verticais. mas por volta de 3.000 a.C a direção mudou para horizontal da esquerda para a direita. Nessa época os símbolos foram girados em 90º sentido anti horário e passaram a ser simplificados sendo formados somente por cunhas e traços.

Inicialmente havia até cerca de mil símbolos, quantidade que caiu para cerca de 400, depois para 255, que eram 8 para vogais, 98 sílabas de vogal+consoante e 149 de consoante + vogal; Um mesmo símbolo poderia ter diferentes pronúncias. Houve 5 períodos para essas simbologia com aletrações nos anos de 3000 a.C – 2800 a.C – 2500 a.C – 1800 a.C – 600 a.C.

Historia:

A Suméria (na Bíblia, Sinar; do acádio Šumeru; em sumério: ki-en-ĝir15, algo como "terra de reis civilizados" ou "terra nativa")[a] foi uma antiga civilização e o nome dado à região histórica habitada por essa civilização, no sul da Mesopotâmia, atual sul do Iraque e Kuwait, durante a Idade do Cobre (ou Calcolítico) e a Idade do Bronze primitiva.

Embora os primeiros registros escritos da região não remontem a mais que cerca de 3 500 a.C., os historiadores modernos sugerem que a Suméria teria sido colonizada permanentemente por volta de 5 500 a 4 000 a.C. por um povo não-semita que pode ou não ter falado o idioma sumério (utilizando como evidência para isto os nomes das cidades, rios e ocupações básicas).[1][2][3][4] Estes povos pré-históricos sobre o qual se conjecturou são chamados atualmente de "proto-eufrateanos" ou "ubaidas",[5] e, segundo algumas teorias, teriam evoluído a partir da cultura de Samarra, do norte da Mesopotâmia (Assíria).[6][7][8][9] Os ubaidas foram a primeira força civilizatória na Suméria, drenando os pântanos para praticar a agricultura, desenvolvendo o comércio e estabelecendo indústrias, entre elas a tecelagem, o trabalho do couro e dos metais, a alvenaria e a cerâmica.[5] Alguns estudiosos, no entanto, como Piotr Michalowski, professor de Línguas e Civilizações Antigas do Oriente Médio da Universidade do Michigan, e o acadêmico alemão Gerd Steiner, contestam a ideia de um idioma proto-eufrateano ou de uma língua de substrato. Tanto eles quanto outros sugeriram que a língua suméria era o idioma falado originalmente pelos povos caçadores e pescadores que viviam nos pântanos e na região costeira da Arábia Oriental, e pertenciam à cultura bifacial árabe.[10] Os registros históricos confiáveis aparecem apenas muito mais tarde; nenhum deles foi datado antes do período de Enmebaragesi (c. século XXVI a.C.). O arqueólogo americano de origem letã Juris Zariņš acredita que os sumérios seriam um povo que habitava o litoral oriental da Península Arábica, no Golfo Pérsico, antes de ele ter sido inundado, ao fim da Idade do Gelo.[11] A literatura dos sumérios menciona sua terra natal como sendo Dilmum.

Perguntas similares