• Matéria: Pedagogia
  • Autor: julianafernandesdomi
  • Perguntado 7 anos atrás

A autonomia escolar passa pela atuação dos atores envolvidos nos processos de ensino e aprendizagem em colegiados internos importantes, em especial o Conselho de Escola. A participação da comunidade escolar (compreendida como alunos, professores, familiares, colaboradores do entorno escolar e demais funcionários da escola) é essencial para que a tomada de decisões se expresse em âmbito coletivo legitimando a prática da gestão democrática. De que forma o Supervisor Escolar pode ajudar a escola a realizar uma proposta pedagógica pautada por princípios democráticos?

Escrever bons “termos de visita” que indiquem todos os afazeres da equipe gestora evitando dúvidas e equívocos.

Centralizar as ações escolares na equipe gestora que tem o preparo necessário para que as decisões tomadas sejam amparadas legalmente.

O Supervisor Escolar fiscalizar as ações escolares e não se envolve nas decisões externas.

O Supervisor Escolar deve apontar os erros da escola para evitar a tomada de decisões que esbarram nas questões legais.

Deve ser um mediador da escola sendo porta voz quando necessário, problematiza junto à equipe gestora da unidade escolar ajudando-a na tomada de decisão.

Respostas

respondido por: navarrosamgiulia
45

Resposta: Deve ser um mediador da escola sendo porta voz quando necessário, problematiza junto à equipe gestora da unidade escolar ajudando-a na tomada de decisão.

Explicação:


dudaaltoe: Correto
Esta visão alinha-se com a visão renovada de supervisão.
Perguntas similares