• Matéria: Física
  • Autor: GabrielMotta2817
  • Perguntado 7 anos atrás

A velocidade resultante de um barco que veleja em direção perpendicular à direção das águas de um rio é de 4 m/s. Sabendo que a velocidade das águas é de 8 m/s, o ângulo formado entre a velocidade do rio e a velocidade do barco são iguais a:


a) 180º


b) 90º


c) 45º


d) 60º


e) 30º

Respostas

respondido por: ruancastro15
43

Resposta:

b) 90º

Explicação:

 A velocidade resultante de um barco veleja em direção perpendicular à direção das águas do rio , sendo assim , o ângulo formado entre a velocidade do rio e a velocidade do barco é de noventa graus .

Dessa maneira , podemos concluir que a alternativa que corresponde corretamente para com a questão é a assertiva b) 90º.

O estudo vetorial é muito importante para o desenvolvimento diversas áreas , como por exemplo as navegações .

respondido por: emmanoelmatheus
3

Resposta:

30°, letra E

Explicação:

Lembre disso PELOAMORDEDEUS:

A DIREÇÃO E O SENTIDO QUE VOCÊ SE MOVE É RESULTADO DA SOMA DE VELOCIDADES QUE ESTÃO ATUANDO NO SEU CORPO.

Existem 3 velocidades em jogo:

1° a velocidade do rio de 8 m/s totalmente horizontal

2° a  velocidade resultante perpendicular a primeira

3° a velocidade do barco.

    O grande segredo para a solução é entender para onde esSa terceira velocidade está apontando e é bem simples, veja:

se eu preciso atravessar um rio perpendicularmente e as águas desse rio estão absolutamente paradas, só preciso me preocupar em aplicar uma velocidade perpendicular ao rio, ou seja, em ir para frente. Em outras palavras, a velocidade resultante é igual à velocidade que ando para frente. Por que? Porque não há nada impedindo meu movimento e a única velocidade que eu preciso aplicar é para frente para eu ir para frente, redundante mas ok haha. (lembre do que eu falei láaa em cima)

Agora imagine que você está parado nesse mesmo rio e as águas que estão se movendo para a direita, por exemplo. Você se moverá para a direita em linha reta, horizontalmente em relação ao rio e sua velocidade será igual à do rio. Em outras palavras, a velocidade resultante é igual a velocidade do rio. Por que? Porque é a única velocidade atuando.

MAS, meu pequeno gafanhoto, o que acontece se na situação 2 ao invés de estar deixando o rio me levar eu queira me mover para o outro lado do rio perpendicularmente porque eu vi que no final do rio existe um jacaré cospidor de fogo das trevas que solta laser pelos olhos e na minha frente tem a Megan Fox me esperando? EXATAMENTE!!! eu tenho que começar a me mover para frente, ou seja, a minha resultante que antes era igual a velocidade do rio agora tem que ser para frente com 90° em relação ao rio. Ahhhhhh, mas para isso acontecer, você concorda comigo que vou ter que nadar né? E se eu nadar com uma velocidade menor que a do rio, eu vou  chegar do outro lado? VOU! mas eu não vou chegar em perpendicular, e sim numa diagonal e vou perder a gata da Megan Fox. Por que? Porque a velocidade do rio vai acabar vencendo já que minha velocidade é menor. É como se eu fosse o papa-léguas correndo em uma ponte de madeira que o coiote acabou de cortar, se eu fico parado, a ponte cai e eu morro, se eu corro com uma velocidade menor que a velocidade com que a ponte que está caindo..eu também morro mas demora um pouco, a única solução é????????BOA GAROTO, eu tenho que ter uma velocidade maior que a da ponte para sobreviver e não apenas isso, mas essa velocidade deve ser oposta à velocidade da ponte, se eu correr pra onde a ponte está caindo eu vou morrer mais rápido né.

Mas Emmanoel, eu só queria saber o ângulo por que você fez um livro? Porque agora você tem tudo que precisa para responder essa questão e qualquer outra sobre vetores..só não sabe ainda que tem, por isso estou aqui.

                                             Megan Fox

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

                                                                                                                 `o´

                                                      |O|  -->   você                                   jacaré

 rio                                                 / | \                                        

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

A velocidade do rio é de 8 m/s horizontalmente para a direita ( eu escolhi isso já que a questão não dá referencial nenhum,  e você poderia escolher desenhar até e cabeça para baixo, o resultado é o mesmo)

A velocidade que você vai para frente( resultante) é de 4 m/s

MAS a sua velocidade real é maior que 4 m/s. POR QUE? LEIA O CASO 2. Se fosse 4 m/s você perderia a Megan Fox. Na verdade, 4 m/s é resultado da sua velocidade somada a do rio. Mas para onde vai ser a sua velocidade? Lembra do coiote? se ele correr no sentido que a ponte está caindo ele cair mais rápido e não é isso que queremos, logo sua velocidade não é para a direita, ela está no mínimo depois da resultante.

Agora basta montar um triângulo com as velocidades vai ficar como na segunda imagem

Como temos o valor dos dois catetos, podemos calcular a tangente do angulo x

tgx = 4 / 8 = 0.5

mas o que a gente quer é o angulo, e para encontrar o ângulo refente a uma tangente aplicamos a tangente inversa:

x = tg graus

que é aproximadamente 30°

Logo, são 30° com a horizontal no lado esquerdo, ok?

Anexos:
Perguntas similares