Respostas
As religiões possuem grandes narrativas, que explicam o começo do mundo ou que legitimam a sua existência. O exemplo mais conhecido é talvez a narrativa do Génesis na tradição judaica e cristã. Quanto à legitimação da existência e da validade de um sistema religioso, este costuma apelar a uma revelação ou à obtenção de uma sabedoria por parte de um fundador, como sucede no budismo, onde o Buda alcançou a iluminação enquanto meditava debaixo de uma figueira ou no Islão, em que Muhammad recebeu a revelação do Corão de Deus.
Ainda é grande a desinformação e o preconceito em relação a cultura negra, quando o objeto dessa cultura é a religião, desinformação e preconceito tornam-se praticamente atributos, tamanha vontade de suprimir e minimizar a sua importância.
A primeira instituição reconhecida pelo MEC Faculdade de Teologia Umbandista (FTU) a formar teólogos com ênfase nas religiões afro-brasileiras , reune os mais respeitados doutores em diversas áreas do conhecimento humano para oferecer o seu primeiro curso de Pós Graduação Lato Sensu.