(Ufpa 2016) Norman Hampson, autor de História Social de la Revolución Francesa, aborda as tensões na sociedade francesa do século XVIII:
A França do Antigo Regime... era uma sociedade extremamente complexa, caracterizada por grandes variações locais em todos os níveis. Por uma série de razões – políticas, econômicas, sociais e religiosas – as tensões foram se tornando cada vez maiores durante a segunda metade do século XVIII (...).
MARQUES, Adhemar et al. História Contemporânea através de textos.
São Paulo: Contexto, 2008. p. 18.
Considerando o que diz Hampson, a realidade da sociedade francesa daquele século se expressa nas tensões decorrentes da
A
alta dos tributos implementados durante o reinado de Luís XVI, que atingiu, sobretudo, os servos que viviam em glebas fora dos muros da cidade e que eram arrendadas pelos aristocratas do 2º Estado.
B
tomada de consciência da classe trabalhadora que vivia no campo, ao reconhecer que era explorada pela Corte, a qual tinha como única função nomear, convocar ou demitir ministros, impedindo o rei de governar.
C
luta de classes que se estabeleceu entre burgueses e camponeses, representantes das então recentes forças produtivas que se estabeleceram na França após a superação do feudalismo e do clericalismo.
D
sobrecarga de taxas sobre o campesinato, enquanto as ordens privilegiadas (nobreza e clero) ocupavam os lugares honoríficos e lucrativos, ao mesmo tempo em que a burguesia ficava fora do poder.
E
dependência em que vivia a burguesia em relação à nobreza, que tudo controlava desde os impostos até a produção de alimentos, como forma de evitar a revolução no campo.
Respostas
Resposta:letra d
Explicação:
Na letra a... nao explica a expliracao que hampson diz no texto. Apenas dar uma causa da revolta e naoba consequência
Na letra b. A corte nao impedia o rei de governar. Afinal era uma monarquia ABSOLUTAAA
na letra c. Os burgueses e os servos se uniram para depor o antigo regime. Logicamente, os burgueses se aproveitaram as revoltas camponesas para atender aos seus interesses, pois a Rev. Francesa pouco beneficiou os pobres
Letra e. A burguesia nao vivia em funcao da nobreza, pois esta estava pobre e vivia nas custas do rei. O que aumentava mais os impostos
As principais causas da Revolução Francesa são a situação do campesinato, insatisfação popular com a crise, fome e cobrança de impostos, os privilégios dos nobres e do clero e exclusão política da burguesia que cada vez ganhava mais poder. Letra D expressa essas motivações e as ideias do texto.
Revolução Francesa
Ocorreu entre 1789 e 1799, teve influência do iluminismo e da Revolução Americana. Havia grande desigualdade social na França e uma grave crise econômica que causava mortes e fome. O campesinato ainda estava subordinado pelas leis feudais. Esse cenário foi favorável para a eclosão da revolução.
A burguesia estava insatisfeita com a falta de representação política e com os privilégios de nascimento da aristocracia e do clero. Assim, a revolução pode ser caracterizada pela participação popular e pelos interesses da burguesia e de camponeses e populares. O fim da revolução marcou o estabelecimento dos ideais burgueses.
Leia sobre a Revolução Francesa: https://brainly.com.br/tarefa/2655336
#SPJ2