poema A GAIOLA,de Maria do Carmo B.C. de Melo:
5.Ao contrário das conjunções adversativas,que expressam uma ideia de oposição,as conjunções aditivas são empregadas para iniciar soma,adição, união.Observe o emprego da conjunção e na construção do texto.
A)Nesse texto,a repetição da conjunção e contribuir para dar a ideia de integração do ser humano com o mundo ou, ao contrário,para mostrar como as coisas do cotidiano se une para oprimir o ser humano?Justifique.
b)No último verso do poema, mais uma vez é empregada a conjunção e:"e era a vida e a vida era gaiola".contudo considerando-se o significado da palavra gaiola no poema,que outro valor semântico pode ter conjunção e,além do aditivo?
me ajudem pfvv
Respostas
respondido por:
9
a) Nesse texto, a repetição da conjunção "e" contribui para mostrar como as coisas do cotidiano se unem para oprimir o ser humano, na medida em que o que nos rodeia nos prende, como se de uma gaiola se tratasse. Esta repetição da conjunção "e" revela ainda que a "gaiola" que nos oprime não é apenas feita de um conceito, mas de todos os conceitos que a sociedade leva como estritamente necessários, sendo isso verdade ou não.
b) No último verso do poema, a conjunção "e" no excerto "e a vida era a gaiola" tem um valoradversativo, podendo ser substituída por "mas", por exemplo.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás