A probabilidade de um evento pode ser influenciada pela ocorrência de um evento paralelo. Por exemplo, seja A um evento com probabilidade P(A). Se obtivermos a informação extra que o evento B ocorreu paralelamente, tiraremos vantagem dela no cálculo de uma nova probabilidade para o evento A.
CHATALOV, Renata Cristina de Souza. Estatística e Pesquisa Imobiliária. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2018.
Para tanto, observe a Tabela a seguir.
Fonte: Dados fictícios
Diante do exposto, pergunta-se: dado que o imóvel é um apartamento, qual a probabilidade deste pertencer à região norte (N | A)?
Alternativas
Alternativa 1:
75/110.
Alternativa 2:
75/200.
Alternativa 3:
75/410.
Alternativa 4:
200/75.
Alternativa 5:
110/200.
Respostas
Alternativa 2:
75/200.
A questão vai trabalhar com a parte da matemática conhecida como probabilidade, que é o estudo das chaces da ocorrência de um resultado, que são obtidas justamente pela razão entre variáveis.
Nessa questão em específico temos uma quadro de dados já estabelecido sobre uma variedade de imóveis e suas localizações, dessa forma o enunciado pergunta qual a probabilidade de um imóvel pertencer a região norte, sendo esse imóvel um apartamento escolhido ao acaso.
Para chegar a resposta é necessário uma análise da tabela, de forma a encontrar o valor numérico das variáveis e assim ter a razão entre elas.
O número de apartamentos na região norte é de 75, e o número geral de apartamentos é de 200, dessa forma a probabilidade é de:
75/200 ou 37,5%
Espero ter ajudado, bons estudos e forte abraço!