Preciso de ajuda com Educação física tema: qualidades/valências físicas
Conteúdo: Definição de cada qualidade, tipos da qualidade exemplo que utiliza essa qualidade
20 pontos quem me ajudar!! por favor
Respostas
Resposta:
*Qualidades físicas ou capacidades físicas são consideradas todos os atributos físicos que podem ser treinados em um organismo humano. Segundo o professor Edson Nascimento, professor do município de Hortolândia, "são todas as qualidades físicas motoras passíveis de treinamento comumente classificadas em diversos tipos: Resistência, Força, Velocidade, Agilidade, Equilíbrio, Flexibilidade e Coordenação motora (destreza)".
Também há a divisão das qualidades físicas entre qualidades primárias e centrais. As primárias dependem basicamente do sistema musculoesquelético. Possuem um componente genético, como a velocidade (de reação, deslocamento e dos membros), força (dinâmica, estática e explosiva), resistência (aeróbica, anaeróbica ou muscular localizada), flexibilidade e agilidade.
Entre as qualidades físicas centrais estão a coordenação motora, o ritmo, a descontração, que é a qualidade física compreendida como um fenômeno neuromuscular resultante de uma redução de tensão na musculatura esquelética e o equilíbrio, que pode ser dinâmico, estático ou recuperado.
É possível encontrar outras classificações e também um aprofundamento maior sobre cada um dos temas, mas é interessante entender o que essas qualidades físicas representam e como devem ser encaradas.
*Valências físicas, também chamadas de qualidades físicas, capacidades motoras, capacidades físicas entre outras denominações, são aptidões potenciais físicas de uma pessoa, definindo os pressupostos dos movimentos desde os mais simples aos mais complexos. Conceituadas como todo atributo físico treinável num organismo humano. Em outras palavras, são todas as qualidades físicas motoras passíveis de treinamento, comumente classificadas em diversos tipos: força, resistência, velocidade, agilidade, coordenação, flexibilidade, mobilidade e equilíbrio.
As valências físicas são determinadas geneticamente, todos os seres humanos nascem aptos a desenvolver estas capacidades (por isso aptidões em potencial), algumas com maior potencial que outras para os limites desse desenvolvimento. Portanto, todos nascem com uma capacidade de gerar força, resistência, por exemplo. Mas as habilidades motoras são movimentos aprendidos que dependem do treinamento, ninguém nasce sabendo jogar vôlei ou basquete.
São divididas em dois grupos:
# Capacidades condicionais
#Capacidades coordenativas
As capacidades físicas condicionais são a força, flexibilidade, velocidade e resistência e têm aspectos fisiológicos fundamentalmente dentro do metabolismo energético, determinadas pelos processos que conduzem à obtenção e transformação de energia.
Capacidades coordenativas são capacidades determinadas, essencialmente, por componentes onde predominam os processos de condução nervosa, isto é, elas possuem a capacidade de organizar e
regular o movimento, constituindo-se, portanto, na base para o aprendizado, execução e domínio dos gestos técnicos. Aquilo que se denomina técnica no esporte apoia-se e é determinado, preponderantemente, pelas capacidades coordenativas. Estas podem ser classificadas de diversas formas, mas para facilitar nosso entendimento vamos nos prender nas mais conhecidas que são as
capacidades de equilíbrio, ritmo e coordenação motora
Explicação: