É útil pensar na preocupação que caracteriza o brincar de uma criança pequena. O conteúdo não importa. O que importa é o estado quase de alheamento, aparentado à concentração das crianças mais velhas e dos adultos. A criança que brinca habita uma área que não pode ser facilmente abandonada, nem tampouco admite facilmente intrusões (WINNICOTT, 1975, p. 76).
Considerando a citação, e os conhecimentos construídos sobre a ludicidade no desenvolvimento infantil. Analise as afirmativas abaixo sobre os jogos e brincadeiras:
I. O ato de brincar faz parte da natureza humana, é por meio da ludicidade que são construídas as primeiras noções de convívio social, normas, comportamentos, o imitar, nesse sentido, é uma prática que deve ser evitada no período da infância.
II. Segundo Piaget, o jogo, para esse autor, não deve ser visto como divertimento ou brincadeira para um simples desgaste de energia. Para Piaget, a seriedade do jogo (ou do brincar) reside no fato de que ele favorece o desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo, social e moral da criança, desde a mais tenra idade. Assim, o brincar possibilita que acriança compare, experimente, vivencie, estabeleça relações lógicas, faça estimativas e desenvolva suas percepções.
III. No trabalho escolar, muitas práticas vêm sendo desenvolvidas tendo a ludicidade como ponto de partida. Iniciar propostas de aprendizagens a partir daquilo que cativa e chama a atenção das crianças é um ponto de destaque, uma vez que a aprendizagem se torna prazerosa e significativa.
IV. O brincar livremente, sem a imposição pré-estabelecida, é muito válida, pois contribuir para o desenvolvimento corporal, se reconhecer, estipular as regras, entre outras. No entanto, a brincadeira deve ser evitada no trabalho escolar, pois pode gerar tumulto no coletivo da classe escolar.
Respostas
respondido por:
1
I é verdadeira, sendo a brincadeira fenômeno que atravessa diferentes culturas e ajuda a construir as manifestações da cultura humana ao redor do planeta.
II é verdadeira, sendo por meio do jogo e da brincadeira que a criança compreende as regras sociais, as recria e modifica, sendo importante para o seu desenvolvimento.
III é verdadeira, o que representa um avanço para a pedagogia nacional.
IV é falsa. As brincadeiras devem ser integradas, e não evitadas, no ambiente escolar, desde que desenvolvidas com um objetivo pedagógico claro.
respondido por:
1
Resposta:
opção II e III
Explicação:
conforme livro da disciplina
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás