Veja a notícia do jornal Estado de São Paulo, em novembro de 2014:
“Agora, a UNESCO (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura) declarou a roda de capoeira como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. A escolha foi feita durante a 9ª Sessão do Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda do Patrimônio Imaterial, em Paris, nesta quarta-feira (26/11). ’O reconhecimento da roda de capoeira pela UNESCO é uma conquista muito importante para a cultura brasileira. A capoeira tem raízes africanas que devem ser cada vez mais valorizadas por nós’, destacou a ministra interina da Cultura, Ana Cristina Wanzeler, que acompanhou a votação em Paris.”
Sobre a capoeira, podemos dizer que:
I. É uma luta marcial que teve influência dos povos orientais e foi transformada no Brasil pelos africanos.
II. Foi inicialmente utilizada para a defesa pessoal, depois se transformou em jogo, com movimentos adaptados e cantos para que não se percebesse que estavam treinando.
III. Uma manifestação cultural, em forma de jogo ritmado, considerada também Patrimônio Cultural Brasileiro.
IV. É símbolo de resistência, pois era usada como defesa, tanto por escravos, quanto por libertos, depois do fim da escravidão. Era considerada subversiva e, até a década de 1930, foi marginalizada. Sendo reconhecida como esporte apenas após a aprovação de Getúlio Vargas, em 1937.
Respostas
respondido por:
3
I é falsa, capoeira é um produto cultural dos povos escravizados afro-brasileiros, e, apesar de suas semelhanças estruturais com as lutas marciais orientais, não foram por elas influenciadas.
II é verdadeira, sendo um patrimônio cultural que tem uma história política importante.
III é verdadeira, sendo parte integral da cultura brasileira.
IV é falsa. Apesar de Vargas ter assinado importante decreto neste sentido, o fez em 1941, e não em 1937.
respondido por:
0
Resposta:
l Falsa
lI Verdadeira
III Verdadeira
IV Falsa
Explicação:espero ter ajudado
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás