• Matéria: História
  • Autor: tanialopes
  • Perguntado 7 anos atrás

De acordo com Walter Benjamin, a experiência - erfahrung - nos remete ao conhecimento construído num intenso fluxo de acúmulo e prolongamento alimentado pela memória. Por isso, inclusive, a relação de correspondência que aí se implica não ocorre na similaridade, mas na diferença, no modo como cada sujeito elabora o mundo e se elabora no mundo, por meio do Outro.



Para o filósofo, a pobreza da experiência decorre:



I do modo como a modernidade sobrepôs a técnica à capacidade de intercambiar experiências de comunicação e elaboração de alegorias.

II das condições do encontro que integram o sujeito ao universo das linguagens e das práticas que associam a vida particular à vida coletiva.

III do modo como as racionalidades técnicas aprisionaram a subjetividade em idealizações que sobrepuseram os valores do capital ascendente sobre a vida humana.



Está CORRETO o que se afirma em:


II, somente.


I, somente.


I e III.


I e II.


II e III.

Respostas

respondido por: EduardoPLopes
8

I é verdadeira, de modo que para a modernidade a técnica da reprodução artística e o consumo das mercadorias culturais enquanto fenômeno de massa são postas como mais importantes - culturalmente e socialmente - que  a troca de experiências, de modo que os locais para assistir aos filmes são muitos, mas para discuti-los não.

II é falsa, é justamente na contramão disto que a modernidade, segundo Benjamim, caminha.

III é verdadeira, colocando a produção acima da reflexão, aprisionando a criatividade humana como uma "mola" do mecanismo artístico.

É correta a alternativa C.


imacoliveirapel5tw: foi corrigida?
imacoliveirapel5tw: Resposta certa I e III corrigida pelo AVA!
respondido por: vitoriaenilorac
2

Resposta:

I do modo como a modernidade sobrepôs a técnica à capacidade de intercambiar experiências de comunicação e elaboração de alegorias.

III do modo como as racionalidades técnicas aprisionaram a subjetividade em idealizações que sobrepuseram os valores do capital ascendente sobre a vida humana.

Explicação:

Está CORRETO o que se afirma em:    

I e III.

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