No que se refere à Política Econômica e seus instrumentos, podemos afirmar que: I- Quando o desemprego diminui e a economia aproxima-se da plena utilização de recursos, começam a ocorrer pressões por aumentos de preços, principalmente nos setores fornecedores de insumos básicos II- A Política Monetária consiste basicamente na diminuição ou aumento dos tributos e gastos governamentais (consumo e investimento). O Programa de aceleração do crescimento se insere nela. III- São instrumentos de Política Monetária, que interferem na liquidez da economia, as emissões de moeda, e o aumento ou redução das reservas compulsórias (percentual sobre depósitos que o Banco Comercial tem que manter no BACEN). IV- A política comercial refere-se à atuação do governo sobre a taxa de câmbio. As autoridades monetárias podem fixar a taxa de câmbio ou permitir que ela seja flexível e determinada pelo mercado de divisas. Estão corretas as afirmativas: I, II, IV I, II, III, IV
Respostas
I. Verdadeiro. Se há o aumento da utilização do recursos, logo eles tornam-se escassos, havendo aumento na demanda e um limite de produção de insumos básicos ligados aos recursos naturais.
II. Falso. A Política Monetária trata da oferta de moeda em circulação, das taxas de juros e de créditos.
III. Verdadeiro. Os exemplos citados fazem parte dos instrumentos de Política Monetária que interferem na liquidez da economia.
IV. Falso. A Política que interfere nas taxas de câmbio trata-se da Política Cambial.
Abraços!
Resposta:
I, III
Explicação:
I- Quando o desemprego diminui e a economia aproxima-se da plena utilização de recursos, começam a ocorrer pressões por aumentos de preços, principalmente nos setores fornecedores de insumos básicos
III- São instrumentos de Política Monetária, que interferem na liquidez da economia, as emissões de moeda, e o aumento ou redução das reservas compulsórias (percentual sobre depósitos que o Banco Comercial tem que manter no BACEN).