Respostas
Por mais que boa parte das pessoas tenham carro, todos sabem que andar de ônibus seria melhor se o transporte fosse eficiente. Seriam menos carros nas ruas, gastaríamos menos e até teríamos como contribuir mais com o meio ambiente.
Mas infelizmente o transporte não é bom e optamos na maioria das vezes por ir de carro. Mesmo assim, ainda há muita gente que utiliza ônibus diariamente. E para irmos até o nosso destino é um motorista que nos leva. Você nunca parou para pensar como pode ser estressante a rotina de um motorista de ônibus?
O horário
Se quando estamos sozinhos no carro e temos um horário, imagina um motorista de transporte coletivo que tem 30, 40, 50 pessoas que tem seu horário para cumprir e que podem se atrasar por sua causa. É um trabalho que precisa de atenção o tempo todo e, se possível, pressa para ninguém que está utilizando o transporte se atrasar. Só esse fator já seria estressante.
O Stress
Além disso, como todo motorista, precisa lidar com o trânsito, com os motoristas que não tem educação nas estradas e correr contra o relógio. Os ônibus tem horários para cumprir e se atrasar em uma parada, todas as outras vão atrasar, o que vai causar um desconforto e revolta nos passageiros, que pode até gerar uma briga dependendo dos casos.
Funções acumuladas
E em cidades menores o motorista ainda precisa acumular a função de cobrador, o que deixa muita gente irritada. Imagine aquele dia chuvoso em que a fila para entrar no ônibus é enorme, mas ninguém consegue entrar porque é o próprio motorista que está cobrando as passagens. Além de fazer todo o esforço, ainda vai ter que ouvir dos mais estressados que se molhou e a culpa, claro, é do motorista.
O lado positivo da profissão
Mesmo sendo tão estressante, um motorista pode fazer várias amizades com os passageiros durante a carreira. Sempre há aqueles que pegam o ônibus todos os dias no mesmo lugar e acabam virando seus amigos e acabam até conversando com o motorista durante alguns trajetos.
E para quem não gosta de ficar fechado no local de trabalho, o motorista não enfrenta esse problema. Ele precisa lidar com o trânsito, o que com certeza é desagradável. Mas está o dia todo pela rua, convivendo com as pessoas que precisam do transporte e exercendo um trabalho importantíssimo para quem precisa de transporte, mas não conta com um veículo próprio