Respostas
Glicoproteínas são proteínas que possuem carboidratos ligados em sua cadeia lateral e os proteoglicanos são glicosaminoglicanos logados a um eixo de proteína.
Resposta:
As glicoproteínas são proteínas ligadas a oligossacarídeos (cadeias pequenas de moléculas de açúcar).
As proteoglicanas são mais complexas, possuindo um eixo central (filamento) de proteína ao qual estão ligadas a uma ou várias cadeias de glicosaminasglicanos. Os glicosaminasglicanos são polímeros longos de um dissacarídeo (açúcar de duas moléculas), uma das moléculas do dissacarídeo é um monossacarídeo simples e a outra um monossacarídeo com um grupo aminado (NH). As proteoglicanas então são moléculas longas e complexas e dão consistência gelatinosa, normalmente atuando como lubrificantes e absorção de impactos. A sua estrutura se parece com escovas de garrafa ou folhas de pinheiros.
As glicoproteínas, por outro lado, estão relacionadas a diversas funções, inclusive algumas semelhantes as proteoglicanas, no entanto elas se destacam como moléculas da membrana atuando como receptoras de hormônios, interação com outras células e imunoglobulinas do sistema imune.
Segue um exemplo de uma proteoglicana e de uma glicoproteína do envelope do vírus HIV.