• Matéria: História
  • Autor: tamiresesilvaalves
  • Perguntado 7 anos atrás

o que é humanismo ? quem eram os humanista ? relate sobre tres frases do renascimento?

Respostas

respondido por: giovana140375
13

O humanismo foi um movimento intelectual iniciado na Itália no século XV com o Renascimento e difundido pela Europa, rompendo com a forte influência da Igreja e do pensamento religioso da Idade Média. O teocentrismo (Deus como centro de tudo) cede lugar ao antropocentrismo, passando o homem a ser o centro de interesse.

Em um sentido amplo, humanismo significa valorizar o ser humano e a condição humana acima de tudo. Está relacionado com generosidade, compaixão e preocupação em valorizar os atributos e realizações humanas.

Os humanistas eram pessoas que colocavam os humanos como principais, numa escala de importância. É uma perspectiva comum a uma grande variedade de posturas éticas que atribuem a maior importância à dignidade, aspirações e capacidades humanas, particularmente a racionalidade. Embora a palavra possa ter diversos sentidos, o significado filosófico essencial destaca-se por contraposição ao apelo ao sobrenatural ou a uma autoridade superior. Desde o século XIX, o humanismo tem sido associado ao anti-clericalismo herdado dos filósofos Iluministas do século XVIII. O termo abrange religiões não teístas organizadas, o humanismo secular e uma postura de vida humanista.  

Humanistas famosos são entre outros Gianozzo Manetti, Marsílio Ficino, Erasmo de Roterdão, Carlos Bernardo González Pecotche, Francesco Petrarca, François Rabelais, Pico de La Mirandola, Thomas Morus, Andrea Alciati, Auguste Comte.

Três fases do Renascimento

Trecento

A primeira fase do renascimento recebe esse nome uma vez que foi desenvolvido nos anos 1300 em Florença, Itália.

É um momento de transição entre a Idade Média e a Idade Moderna em que se nota o despontar de questões humanistas, além das inspirações clássicas.

Além disso, na pintura a tridimensionalidade marca essa ruptura com o estilo anterior: o estilo gótico. Os artistas mais proeminentes dessa fase foram: o pintor Giotto, e os literatos Dante Alighieri, Francesco Petrarca e Giovanni Bocaccio.

Quatrocento

O segundo período do renascimento foi desenvolvido durante os anos de 1400, daí surge seu nome.

É uma fase de consolidação das artes, com a difusão de diversas obras e artistas, dos quais se destacam Leonardo da Vinci, Sandro Botticelli, Filippo Brunelleschi e Massacio.  

Representa o auge do renascimento artístico e cultural na Itália e por isso, pode ser chamado de Alta Renascença.

Cada vez mais, outros países europeus começam a aderir ao movimento, produzindo obras que aproximem do renascimento italiano.

Além do aprofundamento dos aspectos que envolvem o humanismo renascentista, a busca da beleza e da perfeição das formas, inspirados na cultura greco-romana, são uma marca do período.

Ainda que os temas explorados estejam relacionados a religião, muitos artistas dessa fase utilizaram a mitologia e outros temas pagãos para expressar nas obras.

Os mecenas, ricos (reis, príncipes, condes, duques, bispos, nobres e burgueses) que financiavam as artes, foram essenciais para o desenvolvimento da arte renascentista desse período.

Cinquecento

​​​

O terceiro período do renascimento se desenvolveu durante os anos de 1500, e por isso recebe esse nome.

Nessa fase, os artistas já começam a se distanciar dos temas religiosos e assim, notamos a mescla dos temas religiosos e profanos nas obras.

Nessa época, o estilo renascentista se consolida em diversas partes do continente europeu: Portugal, Espanha, França e Alemanha.

Destacam-se os artistas Rafael Sanzio e Michelangelo e na literatura, Erasmo de Roterdã e Nicolau Maquiavel.

Note que, nesse período, o movimento renascentista começa a entrar em decadência e já começam a surgir obras no estilo maneirista e barroco.

Perguntas similares