O processo de independência das 13 colônias da América do Norte, que culminou com a Declaração de Independência dos Estados Unidos em 1776, relaciona-se à:
a) adoção de uma política liberal pelo Parlamento inglês, que favoreceu o desenvolvimento colonial ao encerrar o monópolio comercial da companhia das Índias Orientais sobre a venda do chá (1773).
b) intensificação do controle sobre as colônias da América do Norte, devido à crise econômica inglesa ao final da Guerra dos Sete Anos (1756-63).
c) proibição da cobrança do "imposto do selo", decretada pela Inglaterra, o que extinguiu a principal fonte de renda do governo colonial americano (1763).
d) Sublevação dos colonos, frente às decisões do Primeiro Congresso Continental de Filadélfia, que reforçava o controle político da metrópole inglesa sobre as 13 colônias (1774).
e) intervenção militar na luta pela independência e ao auxílio econômico fornecido por outras colônias americanas, tais como o México e o Canadá, que expulsaram os ingleses do território americano após a Declaração de independência (1776).
Respostas
respondido por:
649
letra B
após a guerra dos 7 anos, a Inglaterra estava abalada economicamente, procurando se estabilizar, aumentou o controle sobre as 13 colônias cobranddo mais impostos por exemplo; essa atitude revoltou aos colonos, dando início ao processo de emancipação.
respondido por:
261
Resposta:
Resposta certa é a B
Explicação:
nesta questão, devido à afirmativa do contexto histórico vivido no momento da independência das treze colônias ou independência dos Estados Unidos. Após a guerra dos sete anos, a Inglaterra sai vencedora, porém, despende muita força e capital naquele evento e tenta, deliberadamente, diminuir as perdas explorando mais as treze colônias, com impostos, por exemplo, o que gera grande revolta.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás