O Sistema de Gestão Integrada (ERP) é um sistema de informações operacionais que integra todas as funções empresariais em torno dos objetivos de negócios e apoia a coordenação de suas atividades de maneira a criar valor para os clientes da empresa.
Com base no conceito de ERP acima e no texto-base, analise as afirmações a seguir:
I. É possível integrar os processos e compartilhar as informações, pois o ERP é organizado na forma de um único software, com módulos especializados em cada grupo de tarefas.
Porque:
II. Agilizar os processos, reduzir os custos e aumentar a acurácia nas tarefas empresariais somente é possível se as funções empresariais forem integradas e houver compartilhamento de informações, reduzindo retrabalhos e garantindo a qualidade para os consumidores.
Respostas
O enunciado encontra-se incompleto, mas a alternativa correta da questão é a:
"As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa da I".
O ERP, sigla para "Enterprise Resource Planning", é um software de gestão integrada que possibilita uma ampla visão e gerenciamento de todos os subsistemas da empresa, tais como a logística, departamento financeiro, compras, vendas e a administração da carteira de clientes.
Contudo, este é um tipo de sistema muito pesado e que precisa ser implantado aos poucos e de acordo com a necessidade da organização, sob pena de comprometer a celeridade dos seus processos.
No entanto, uma vez que ele é implantado da maneira adequada e correta, ele reduz os custos e aumenta a acurácia das tarefas empresariais, uma vez que elas funcionarão de maneira integrada e proporcionarão o compartilharão as informações necessárias à gestão do negócio.
Espero ter ajudado!
Resposta:
Explicação:
PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO
1. Um especialista em sistema de informações teria focado essencialmente em aspectos técnicos críticos nesse tipo de projeto. Os aspectos técnicos são importantes, mas deve-se tomar cuidado com excesso de foco nas questões técnicas, a fim de enfatizar também as questões gerenciais relacionadas ao projeto. A gestão das pessoas em um projeto como esse se configura um desafio de grande peso para o sucesso. Um gestor especialista em recursos humanos conseguirá extrair o melhor da equipe em prol do objetivo estratégico.
2. A empresa pode correr o risco de perder a flexibilidade e gerar um excesso de burocratização que a torna mais lenta e menos competitiva.
3. Poderia gerar uma série de lições aprendidas (capital intelectual) e colocar os consultores em outras frentes (projetos) para compartilharem com a organização o aprendizado.