Respostas
O sistema nervoso é composto pelo encéfalo e pela medula espinhal. Os órgãos deste sistema são protegidos por envoltórios ósseos (ossos do crânio e da coluna vertebral ) e pelas meninges (membranas) denominadas, pia-derme, aracnóide e dura-mater. Entre a pia-derme e a aracnoide exite um líquido chamo liquor ou líquido cefalorraquidiano, este líquido é responsável por diminuir os impactos mecânicos. Este sistema é dividido em:
- Sistema Nervoso Central (SNC)
•fazem parte dele: cérebro, cerebelo, diencéfalo, ponte, bulbo e medula espinhal
•Esta divisão do sistema possui funções variadas.
Cérebro: gerar, receber e transmitir estímulos.
Cerebelo: noção de espaço e equilíbrio.
Diencéfalo: neste está presente o hipotálamo, responsável por fazer uma ligação direta com o sistema endócrino, através da produção dos hormônios ADH e oxitocina que são armazenados na neuro hipófise.
Ponte: além de transmitir estímulos é responsável por ligar o bulbo e a medula espinhal aos demais órgão do encéfalo.
Bulbo: além de estar diretamente relacionado ao controle dos batimentos cardíacos e da respiração é responsável pela deglutição e pelo ato de vomitar.
Medula espinhal: transmitir estímulos através dos nervos sensitivos e motores.
-Sistema Nervoso Periférico(SNP)
• é composto por nervos e gânglios nervos
Nervos: são um conjunto de axônios que são também chamados de fibras nervosas, estes podem ser nervos sensitivos ou motores.
Sensitivos, captam estímulos externos e os levam ao SNC. Motores trazem estímulos do SNC ao local de ação. Temos também os nervos mistos, compostos por fibras sensitivas e motoras.
• os nervos podem ser classificados em: nervos cranianos, fazem conexão direta com o encéfalo e raquidianos, fazem conexão com a medula espinhal.
Gânglios nervosos: aglomerados de neurônios que se encontram fora do SNC
- Temos também o sistema nervoso voluntário ou somático, responsável pelas açoes que dependem da nossa vontade ( ações voluntarias). Exemplo: levantar o braço, correr. E por último o Sistema nervoso autônomo, responsável por nossas ações involuntárias. Exemplo: piscar, respirar.
O sistema autonomo se divide em simpático e parassimpático. Em quanto o simpático, na maioria dos casos, possui a função de estimular o para simpático possui a função de desestimular
Exemplo: dilatação da pupila ( simpático), contração da pupila ( parassimpático).
OBS: se tiver como aconselho você a imprimir pq é muito grande a explicação