• Matéria: Pedagogia
  • Autor: UmEstudante12345
  • Perguntado 7 anos atrás

1)Leia o texto a seguir:
Assim sendo, os critérios que permitem o discernimentoentre o bom e o mau texto para crianças não destoa daqueles que distinguem a qualidade de qualquer outra modalidade de criação literária. Seu aspecto inovador merece destaque, na medida em que é o ponto de partida para a revelação de uma visão original da realidade, atraindo seu beneficiário para o mundo com o qual convivia diariamente, mas que desconhecia.
I) A seleção dos livros devem estar alinhados aos objetivos didáticos do professor.
II) A escolha dos livros é definida pelos documentos oficiais.
III) Os livros infantojuvenis devem contemplar possibilidades estéticas e leitoras distintas.
IV) o trabalho com a literatura infantojuvenil deve contemplar obras adaptadas apenas.
2)Leia o texto a seguir:
O atrativo instantâneo que ilustrações de livros de literatura infantil exercem em crianças de qualquer época e, de modo especial, naquelas que hoje crescem em mundo acentuadamente visual, é fato inegável e de constatação óbvia
I) As imagens dos livros infantis são utilizadas como um apoio para a linguagem verbal, uma vez que a escrita exerce maior importância.
II) As imagens dos livros infantis são ilustrações obrigatórias, que servem para ocupar os espaços vazios que a história deixa na obra.
a)As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
b)As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
c)A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d)A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e)As asserções I e II são proposições falsas.
3)Leia o texto a seguir:
Quando um texto literário é transporto para outra linguagem, alguns elementos podem ser deixados de lado, e outros, que não estavam no texto original, podem ser acrescentados.
I) As adaptações da literatura infantojuvenil são consideradas paródias, uma vez que possuem características essenciais da história original.
II) É importante que as adaptações se distanciem o máximo que puderem da história original, assim o filme ou a animação ficarão com aspectos mais inéditos.
a)As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
b)As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
c)A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d)A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e)As asserções I e II são proposições falsas.
4)Leia o texto a seguir:
A narração ou contação de histórias situa-se entre a paráfrase e a dramatização. O professor conta a história às crianças com suas palavras, mas sem se distanciar do texto original.
Com base nas reflexões sobre a contação de histórias, avalie se as afirmativas são verdadeiras (V) ou falsas (F):
( ) Para auxiliar na contação de histórias, o professor pode utilizar alguns recursos como entonação da voz, fazer pausas para aumentar o suspense, utilizar gestos e até mesmo fantoches.
( ) O trabalho com a contação de histórias deve despertar o interesse dos alunos por elas.
( ) A contação de histórias deve considerar a fidelidade total ao livro, de modo que pareça que o professor está lendo e não empregando a dinamicidade da dramatização.
( ) A contação de histórias envolve tanto os aspectos da leitura quanto da dramatização, para que o efeito do encantamento e da atenção por parte do interlocutor ocorra.
5)Leia o texto a seguir:
Os temas transversais, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), dizem respeito a conteúdos de caráter social que devem ser incluídos no currículo do ensino fundamental de forma transversal, ou seja não como uma área de conhecimento específica, mas como um conteúdo a ser ministrado no interior das várias áreas estabelecidas.
a)é uma prática adequada, desde que a seleção de textos permita discussão entre os alunos sobre as temáticas.
b)pode ser realizado, desde que os dois conteúdos sejam abordados separadamente, ou seja, que não haja diálogo entre os temas que são distintos.
c)são duas práticas distintas, portanto não podem ser empregadas de forma conjunta para que não haja conflito de temática.
d)a literatura infantojuvenil não permite contribuição aos temas transversais porque trazem histórias fictícias que se distanciam da realidade das crianças.
e)os temas transversais podem contribuir com a literatura porque abordam temas que não estabelecem relações com a realidade, o que favorece a criatividade.

Olá Boa Tarde alguém conseguiu responder certo as questões do AVA2? Eu tentei responder assim 1. A 2. C 3. A 4. A 5. C e também 1. B 2. C 3. C 4. E 5. C e não deu certo deu erro, se alguém conseguiu responder certo, e puder dar uma ajudinha muito obrigada, só tenho mais uma chance, se puderem ajudar a responder Obrigada

Respostas

respondido por: sandrams242010
0

Resposta:

Explicação:

1a

2c

3c

4e

5c

Deu ERRADO .alguma pessoa pode ajudar

respondido por: LarissaMoura3
1

1 - b) apenas I e III apenas.

Como critérios para a seleção dos livros literários adotados na sala de aula, temos: o alinhamento com os objetivos didáticos do professor e a contemplação das possibilidades estéticas e leitoras diversas.

2 - c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

A utilização das imagens nos livros infantis é como um apoio para a linguagem verbal, pois a escrita tem maior importância. As imagens não são obrigatórias.

3 - c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

As adaptações da literatura infanto-juvenil são uma forma de paródia, pois apresentam características importantes da história original. Mesmo com diferenciações entre as paródias e a obra original, as paródias não terão aspectos inéditos.

4 –  Sequência correta: V – V – F – V.

Para a contação de histórias, o professor pode usar diversos recursos para despertar o interesse dos alunos. Não é necessário ser fidedigno ao livro utilizado.

5 – c) são duas práticas distintas, portanto não podem ser empregadas de forma conjunta para que não haja conflito de temática.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e os temas transversais são práticas distintas e não devem empregados conjuntamente devido a possibilidade de conflito entre as temáticas.

Bons estudos!


UmEstudante12345: Obrigada Pela explicação e ajuda :) mas acho que ainda tem alguma resposta errada que deu erro ainda
danydbraga: O meu também!
julianagobetedg: A minha deu erro.
reredidiiaiaoynotv: B, C, C, E e C, confirmado!
UmEstudante12345: 1. b) apenas I e III apenas. 2. c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 3. c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 4. e) V – F – V – V 5. c) são duas práticas distintas, portanto não podem ser empregadas de forma conjunta para que não haja conflito de temática
Olá poderia confirmar se é assim? que as vezes as alternativas de cada um é diferente, se puder ajudar muito obrigada?
thayrinev: 1-b 2-e 3-c 4-a 5-a Corrigido pelo AVA
Perguntas similares