Em MARÇULA e FILHO (2014) é apresentada a definição de rede de computadores como um meio que envolve a interligação de dois ou mais computadores e seus periféricos. Tal interligação tem como objetivo estabelecer uma comunicação entre eles que pode envolver a troca de dados, de recursos como arquivos ou bancos de dados. Pode ser utilizada para se classificar uma rede a sua topologia física (SCHIMITT et al., 2013), e citamos as topologias barramento, anel, estrela e mista. De acordo com os descritos apresentados na tabela, faça a associação dos conteúdos da coluna A com suas respectivas descrições na coluna B. COLUNA A COLUNA B I-Barramento 1-Estabelece um fluxo de comunicação entre os computadores em um determinado sentido. Esta característica permite que seja programado o tempo que demora para o sinal se propagar na rede e faz com que a mesma seja determinística. Por sua vez, há a desvantagem da rede poder ficar lenta se muitos computadores forem adicionados a esta rede. II-Anel 2-Utiliza um elemento concentrador que tem a função de distribuir o sinal entre os computadores. O ponto forte destas redes é que existe um cabo para conexão de cada computador com a rede e, no caso de algum cabo ser danificado, a rede continua operando normalmente. Ao mesmo tempo, o fato de existir um cabo específico para cada estação encarece a implantação da rede. III-Estrela 3-Utiliza ou pode fazer uso das características de duas ou mais topologias, levando consigo vantagens e limitações de cada topologia implantada. IV-Mista 4-Consiste em conectar todos os computadores por meio de um único cabo. Para se conectar um novo equipamento, basta providenciar um novo cabo. A grande limitação para o uso desta topologia é que se houver problemas em um dos cabos de conexão, toda a rede torna-se inoperante.
Respostas
A definição de rede de computadores, segundo como um meio que envolve a interligação de dois ou mais computadores e seus periféricos, e tem como objetivo estabelecer uma comunicação entre eles. Pode-se classificar uma rede a sua topologia física em:
I-Barramento: Consiste em conectar todos os computadores por meio de um único cabo. Para se conectar um novo equipamento, basta providenciar um novo cabo. A grande limitação para o uso desta topologia é que se houver problemas em um dos cabos de conexão, toda a rede torna-se inoperante.
II-Anel: Estabelece um fluxo de comunicação entre os computadores em um determinado sentido. Esta característica permite que seja programado o tempo que demora para o sinal se propagar na rede e faz com que a mesma seja determinística. Por sua vez, há a desvantagem da rede poder ficar lenta se muitos computadores forem adicionados a esta rede.
III-Estrela: Utiliza um elemento concentrador que tem a função de distribuir o sinal entre os computadores. O ponto forte destas redes é que existe um cabo para conexão de cada computador com a rede e, no caso de algum cabo ser danificado, a rede continua operando normalmente. Ao mesmo tempo, o fato de existir um cabo específico para cada estação encarece a implantação da rede.
IV-Mista: Utiliza ou pode fazer uso das características de duas ou mais topologias, levando consigo vantagens e limitações de cada topologia implantada.
Sequência correta: I - 4, II -1, 3 -2, IV - 3
Resposta:
F – F – V – V
Explicação:
F – F – V – V