A determinante entre o sucesso de uma empresa e seu fracasso está basicamente na diferença entre o custo do produto e o seu preço de venda, o lucro. Determinar qual o melhor escolha para distribuir o custo no preço de venda é fundamental para o resultado da empresa.
A seguir e responda às questões apresentadas na sequência.
Porque é importante se identificar e classificar corretamente os custos?
O tipo de sistema de custeio pode interferir nas informações para a tomada de decisões nas organizações? Por quê?
Respostas
a) Porque o custo é um elemento presente em qualquer empresa e representa gastos necessários para a fabricação de produtos e serviços.
Nesse sentido, as empresas possuem custos fixos e variáveis.
custos fixos - não variam durante o mês.
Exemplos: pagamento de aluguel do ponto comercial e pagamento de funcionários (folha salarial).
custos variáveis - variam durante o mês.
Exemplos: compras de matérias-primas e comissões dos empregados.
b) Sim. Porque, dependendo dos valores gastos com os custos fixos ou variáveis, a margem de lucro da empresa pode ser bem baixa.
Espero ter contribuído!
Resposta:
A correta identificação e classificação dos custos de produção possuem uma grande importância gerencial para a empresa. O conhecimento e a apropriada gestão dos custos permite à entidade uma avaliação e controle da viabilidade econômica de cada produto e sua contribuição para o lucro da empresa, auxiliando no processo de decisão, como o de inserir novos produtos na produção ou tirar algum de linha, por exemplo.
Nesse aspecto, o sistema de custeio adotado tem uma função estratégica muito forte, já que cada sistema de custeio irá fornecer um resultado de lucro diferente, devido às formas diversas de alocar os custos, sobretudo os indiretos. Exemplificando, temos o custeio por absorção, que é o mais utilizado aqui no Brasil, que consiste em ratear os custos indiretos levando em consideração uma determinada base de rateio. Já o custeio ABC, consiste em diminui a arbitrariedade desse rateio, dividindo os valores dos custos levando em consideração as atividades do setor de produção. E por fim, dentre os mais conhecidos sistemas de custeio, temos o custeio variável, que tem um fim mais gerencial, e consiste em alocar primeiros os gastos variáveis e só ao fim, os gastos fixos.
Explicação: