Respostas
CONCLUSÃO Nº 1:
Com este trabalho concluímos que o índio foi de vital importância no povoamento do Brasil, bem como nas tradições, cultura, culinária, religião, artesanato e curas através de ervas.
Os índios vivem muito próximos da natureza e é ela que fornece a eles a sua sobrevivência. Você viu antes que eles praticam a agricultura, caça, pesca, coleta de frutas e ervas, constroem suas casas e seus meios de transporte.
Eles também praticam o artesanato, usando matérias tiradas da própria natureza.
Você também aprendeu que tudo é produzido para a sobrevivência de todos os índios da comunidade. Se tudo que é produzido e distribuído entre todo mundo, ninguém tem mais do que o outro.
A terra onde eles plantam pertence a todos, são todas iguais, não existem classes sociais. Você também aprendeu que todos os índios trabalham na aldeia: homens, mulheres e crianças. Cada um contribui com aquilo que é capaz de fazer. Alguns trabalhos são feitos só por mulheres, outros só por homens. Não existem patrões e empregados.
CONCLUSÃO Nº 2:
OS ÍNDIOS ATUALMENTE
Hoje em dia existem alguns grupos de índios no Rio Grande do Sul.
Dedicam-se à agricultura de produtos como milho, feijão e mandioca. Trabalham também com artesanato, fabricando cestos, esteiras e outros artigos de palha.
Existem um órgão do Governo encarregado de dar assistência aos índios em todo o Brasil. É a FUNAI (Fundação Nacional do Índio).
Em nossa vida atual podemos constar a influência da cultura indígena em muitas coisas. A maior influência
é em nossa linguagem. Muitas palavras, nomes de lugares e rios vêm da língua indígena; como Tapes, Ba-gé, tupanciretã, etc.
O uso da boleadeira para laçar animais foi herdado dos índios. Os charruas atiravam exímiamente as bole-adeiras, que faziam de pedras entalhadas.
O nosso folclore contém muitas lendas de origem indígena: a lenda da Princesa Imembui, Mboitatá, a mandioca (Mani) a indiazinha que morreu e cujo corpo se transformou numa raíz comestível.