Leia o trecho a seguir:
"Eu hoje vou saudar Fogo Morto, gostei muitíssimo. Acho mesmo que o novo romance de Lins do Rego deixou em mim o ressaibo da obra-prima. A crítica profissional tem se mostrado bastante desatenta diante de Fogo Morto."
(ANDRADE, Mário de. Fogo Morto. In: REGO, José Lins do. Fogo Morto. Rio de Janeiro: José Olympo, 2012).
O trecho citado anteriormente diz respeito ao primeiro parágrafo de um texto crítico feito por Mário de Andrade, em 1944, sobre o romance de José Lins do Rego. A partir disso levando em consideração as características do romance Fogo Morto (1943), analise as afirmativas que seguem:
I) O romance Fogo Morto é considerado a obra-prima de José Lins do Rego, sendo tratado, ainda, como a síntese do ciclo da cana-de-açúcar na produção do autor.
II) Essa obra, dividida em três partes, apresenta três protagonistas e retrata o engenho de Santa-Fé, improdutivo, ou seja, de "fogo morto".
III) Os romances de José Lins do Rego giram em torno de um tema central que é a ascensão, o apogeu e a decadência dos engenhos de cana-de-açúcar destruídos pela modernidade, que é representada pelas usinas.
É correto o que se afirma em:
Alternativas:
a)
apenas I e II.
b)
apenas II e III.
c)
apenas I e III.
d)
apenas III.
e)
I, II e III.
Respostas
respondido por:
1
Alternativa A é correta, pois a obra Fogo Morto, romance de José Lins do Rego, é considerada a obra-prima do escritor.
Fogo morto também é visto como retrato histórico do processo de produção da cana-de-açúcar, o que valida a afirmativa I.
José Lins do Rego divide o livro em três partes, em três protagonistas e também retrata um engenho produtivo, e é exatamente por isso que ele dá para a obra o nome de "Fogo Morto", o que valida a II.
Abraços!
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás